Homenagem a Iemanjá reúne três mil fiéis - por Anna Luiza Guimarães


As homenagens à Rainha do Mar tomaram as ruas do Centro do Rio e ganharam as águas da Baía de Guanabara. Três mil pessoas enfrentaram o forte calor e participaram do cortejo para reverenciar Iemanjá. A procissão partiu da Cinelândia em direção à Praça 15, onde 1.200 devotos, numa barca, levaram sua fé até a Praça Arariboia, em Niterói. No caminho, deixaram oferendas.

Na procissão, o superintendente dos Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social, Cláudio Nascimento, anunciou a inauguração, em março, de Centro de Referência em Combate à Intolerância Religiosa, na Central do Brasil. No local, advogados e psicólogos ajudarão vítimas de preconceito. “O candomblé é um dos patrimônios culturais da cidade, e sabemos que há uma extrema perseguição. É preciso que entendam que todas as religiões afrodescendentes têm o direito de se expressar”, explicou Cláudio.

 
A secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, também participou da festa e anunciou que todas as casas religiosas da cidade serão registradas. “Todas as religiões merecem respeito e precisam ser reconhecidas”, reiterou. O presidente do Afoxé Filhos de Ghandi, Carlos Machado, elogiou as iniciativas. “Fico muito satisfeito que as autoridades estejam tendo atitudes em relação ao preconceito religioso”, contou.

Este é o segundo ano que o cortejo viaja de barca. Foram distribuídas 1.200 pulseiras que davam direito ao embarque. A mãe de santo Josefa Gomes, 63 anos, acabou ficando de fora. “Infelizmente não tem para todo mundo”, lamentou. Segundo a Barcas S/A, apesar da capacidade de 2 mil pessoas, é preciso contar os atabaques e outros instrumentos. O calor e o sol forte também desanimaram alguns fiéis. A dona de casa Geiza Silva, 71, desistiu de acompanhar Iemanjá até a Praça 15. “Está muito quente. Muito mais que nos outros anos”, lamentou. O compositor Edson da Silva passou mal e precisou esperar atendimento médico. “Estou tonto. Esse calor prejudica o evento”.


Fonte: http://odia.terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura