Ainda o Sagrado Selvagem


O livro é uma seleção de artigos sobre o estado atual da pesquisa de religião no Brasil, oferecidos por ex-alunos, ex-professores e ex-colegas do cientista da religião Antônio Gouvêa Mendonça, falecido em 2007, como reconhecida homenagem pelo seu papel na difusão das Ciências da Religião entre nós.

O Prof. Mendonça se tornou conhecido nos meios acadêmicos por seus estudos em Sociologia do Protestantismo e História Social, e também nos meios ecumênicos, dentro e fora do Brasil.

Foi um dos iniciadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, no final dos anos 70, onde por mais de 20 anos foi professor. Ao lado dos professores Prócoro Velásques Filho, Jaci Maraschin, Etienne Higuet, Julio Santana, o professor Mendonça foi um dos pioneiros.


Após receber o título de "Professor Emérito" (2002) na Universidade Metodista de São Paulo, Mendonça foi trabalhar no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seu mais conhecido livro "O celeste porvir: a inserção do Protestantismo no Brasil", teve duas edições esgotadas em português. A primeira edição foi lançada em 1984 pela Paulinas, a segunda pela Pendão Real - ASTE.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura