"Novas pesquisas sobre a origem dos brasileiros revelam que a maioria dos nordestinos é de origem judaica" - Por Anita Novinsky

O livro de Caesar Sobreira configura-se como um amplo estudo sobre os inúmeros vestígios da cultura semita na gênese do universo histórico-cultural nordestino. Partindo de alguns textos de Gilberto Freyre, o autor revisita momentos decisivos da história do Nordeste brasileiro, pinçando aqui e ali ossinais deixados pela presença judaica na região .

 

Neste estudo renovador que mistura história e antropologia, o leitor vislumbrará um Nordeste ainda mais rico de tradições e de contradições.

 
Em momento em que o Brasil adquire uma posição proeminente no cenário geopolítico internacional, as identidades regionais são novamente discutidas. Se o país passa a se perceber e a ser percebido como potência influente no mundo contemporâneo, é visível que suas diferentes regiões contribuem, cada uma a seu modo, para esse novo estágio que se prefigura. O Nordeste, porção que guarda uma riqueza inesgotável de tradições, tem lugar de relevo nessa transformação.

 
Inspirado nos trabalhos de Gilberto Freyre, especialmente em Casa-grande & senzala, Sobrados e mucambos e Nordeste, Caesar Sobreira inventaria os componentes semitas que mostram-se atuantes no espaço nordestino em suas diversas manifestações.


SOBRE O AUTOR

Caesar Sobreira é professor de Antropologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutorou-se em Filosofia e Ciências da Educação na Universidade de Salamanca, Espanha. É autor, entre outros livros, de De Pernambuco a Salamanca: relatos y ensaios de un viajero nordestino, publicado em Madri, em 2009. Vencedor da 3ª edição Concurso Nacional de Ensaios - Prêmio Gilberto Freyre 2008/2009

Fonte: http://www.livrariaresposta.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura