XX Encontro Regional de História da ANPUH-SP: história e liberdade"

Cumprindo a tradição de dividir entre as universidades públicas a responsabilidade de abrigar o Encontro Regional que a ANPUH-SP realiza em sistema de rodízio, a cada dois anos, nos intervalos dos simpósios nacionais, coube à UNESP/Franca sediar o evento, ora em sua vigésima edição. O tema escolhido no último encontro (USP, 2008) - História e Liberdade - será abordado nas conferências, servindo também de inspiração, no âmbito dos seminários temáticos, para a maioria dos trabalhos apresentados.

 
O Encontro é oportunidade ímpar para reunir professores, pesquisadores e estudantes, promovendo intercâmbio de idéias e experiências sobre tema que põe à prova, mais uma vez, a possibilidade de responder a problemas complexos e plurais que nos são freqüentemente submetidos, nos vários ambientes de nossa atuação profissional: da sala de aula das escolas de ensino fundamental, médio e superior ao acervo das instituições de custódia de documentos. De todos eles partem, a rigor, insumos capazes de tornar férteis e pertinentes as incursões que, por dever de ofício, fazemos em direção ao passado, nesse caminho de mão dupla que se alimenta das contradições do presente. Eis a razão por que, dentre os objetivos do evento, cumpre destacar a reflexão sobre o papel do historiador em suas múltiplas possibilidades de intervenção, notadamente nas áreas educacional, política e cultural.
Conferências, seminários temáticos, mesas redondas, cursos e pôsteres, serão apresentados ao longo da semana, expondo as diferentes tendências da historiografia brasileira. Além da discussão verticalizada das questões metodológicas e teóricas sugeridas pelos temas e suas respectivas abordagens, tais atividades incidem também sobre os problemas referentes ao ensino de graduação e de pós-graduação. Nesse particular, o Encontro privilegia a correlação existente entre a produção do conhecimento histórico, de um lado, e o conteúdo do ensino de História em todos os níveis do sistema formal de educação, de outro. Tal preocupação estará expressa na pauta da reunião do Fórum de Graduação que privilegiará a discussão sobre temas relevantes para a formação do profissional de História em sua relação com demandas sociais e com as políticas públicas relacionadas à área.

Fonte: http://historica.me

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura