­­­­­­­­­­­­A história militar do Brasil: Nelson Werneck Sodré - Debate Cedem/Unesp

História Militar do Brasil, Editora Expressão Popular, São Paulo , 2010, livro de Nelson Werneck Sodré, será o centro do debate no próximo dia 01 de outubro, sexta-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM –
Centro de Documentação e Memória da UNESP.



O CEDEM retoma pioneiramente uma análise sobre a obra e a trajetória do crítico literário, filósofo, geógrafo e historiador Nelson Werneck Sodré (1911-1999), passados 11 anos de seu falecimento e as vésperas de seu centenário de nascimento. Autor de vasta produção intelectual (55 livros e mais de 3.000 artigos), cuja reflexão teve por objetivo apreender a constituição da sociedade brasileira e com ela, uma particularidade, a de ter sido desenvolvida de forma paralela e confluente a sua carreira militar, aonde chegou à patente de General de Brigada do Exército.

Polêmico e polemista, ele foi por muito tempo um intelectual excluído dos grandes debates acadêmicos e políticos nacionais, mas recentemente temos visto uma retomada de estudos sobre a sua obra e, com ela, a perspectiva de revalorizar um projeto nacional e popular, cujo eixo norteador de seus trabalhos enquanto historiador, também pavimentou sua intervenção política enquanto militante marxista. Dos vários pontos relevantes de análise de seu trabalho, um deles reflete bem a sua contemporaneidade: a visão do Estado Nacional, aspecto que supera a visão neoliberal e resgata a presença de vários atores no projeto de construção da nação brasileira; atores que viriam compor o Povo Brasileiro. Articulado a este projeto de Brasil - Nação, polemicamente, o intelectual insere o exército e os militares que, em sua reflexão, se pautaram numa perspectiva progressista em vários momentos de nossa história. Uma reflexão da história e no presente.


 
Debatedores

Paulo Cunha - Mestre em Ciências Sociais - PUC/SP, Doutor em Ciências Sociais/UNICAMP - Professor da UNESP
Lincoln Secco - Mestre e Doutor em História Econômica/USP - Professor da USP
Marcos Silva - Mestre e Doutor em História Social – USP; Pós-Doutorado na Université de Paris III - Professor da USP
Mediador Agnaldo dos Santos - Mestre e Doutor em Sociologia/ USP; Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie


Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Data e horário: 01 de outubro de 2010 (sexta-feira) às 18h30
Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108 - 1º andar, esquina c/ Rua Benjamin Constant (metrô Sé)

(11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura