Igreja em louvor a São Benedito (Campinas/SP) completa 125 anos - Por Rogério Verzignasse


Fachada da Igreja São Benedito, fundada no dia 11 de outubro de 1885
(Foto: Augusto de Paiva/AAN)

O tempo transformou radicalmente aquele pedacinho da cidade. Ao longo do velho caminho para Belém do Jundiaí, a atual Itatiba, havia o “cemitério dos cativos”. Lá, os fazendeiros enterraram seus escravos. Mas, a partir do final do século 19, a rica Campinas dos barões de café viu brotar naquele trecho um patrimônio arquitetônico requintado, como a neorrenascentista Casa de Saúde e a Creche Bento Quirino, de traços art-noveau.
O Centro também ganhou largos, praças, avenidas, sobrados residenciais, prédios. Mas um tesouro histórico é intocável. A charmosa Igreja São Benedito, erguida com o empenho de devotos, completa 125 anos. A paróquia organiza, para o começo de outubro, uma programação comemorativa intensa, com direito a apresentação de cantores, festas e celebrações religiosas especiais.
O campineiro que anda apressado pela região reclama do vandalismo, dos moradores de rua pelos canteiros, do trânsito intenso. Mas quem deixa a correira de lado descobre, na igreja, um exemplar da arquitetura precisa de Ramos de Azevedo, que assinou o projeto da fachada do templo inaugurado exatamente no dia 11 de outubro de 1885.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura