"IV Simpósio de Política e Cultura: Diálogos e Interfaces"

 Realização, Programa de Mestrado em História da Universidade Severino Sombra que se realizará nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2010 na USS de Vassouras/ RJ.



Os Simpósios de Política e Cultura, promovidos pelo Programa de Mestrado em História Social da USS, em parceria com outros centros de pesquisa e ensino, vêm, desde o ano de 2005, procurando garantir um espaço de reflexão, de discussão e de intercâmbio com outras instituições.

Há duas modalidades de participação no evento: inscrição para apresentação de trabalho (comunicação) ou inscrição como ouvinte. Podem se inscrever para apresentar trabalhos pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação em História ou áreas afins. Também se admite a inscrição para apresentação de trabalhos de estudantes de graduação vinculados em algum projeto de pesquisa sob orientação de um pesquisador doutor.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.uss.br/web/page/simposiopol.asp

Em sua quarta edição, o evento está estruturado a partir de 7 minisimpósios, coordenados por professores da USS e professores convidados de outras instituições. Abaixo, estão relacionados os minisimpósios (as ementas estão disponíveis no site) com os respectivos coordenadores:



1. Cinema e História: discussões de linguagens historiográficas. Coordenação: Katia Peixoto dos Santos (PUC-SP); Rosangela de Oliveira Dias (USS); Ana Maria Dietrich (UFABC/USS)

2. Militares, política e sociedade. Coordenação: Renato Luís do Couto Neto e Lemos (UFRJ/LEMP); Adriana Barreto (UFRRJ); Fernando da Silva Rodrigues (USS)


3. História e interdisciplinariedade. Coordenação: José D’Assunção Barros (UFRRJ); José Jorge Siqueira (USS)

4. Religião e relações de poder. Coordenação: Anderson José Machado de Oliveira (UNIRIO); Célia Maia Borges (UFJF) Cláudia Rodrigues (UNIRIO); William de Souza Martins (UFRJ)

 
5. Culturas políticas: Coordenação: Surama Conde Sá Pinto (UFRRJ); Cláudio Antonio Monteiro (USS)

 
6. Movimentos sociais e Imprensa. Coordenação: Marcelo Badaró (UFF); Cláudia Regina Andrade dos Santos (USS); Nancy Cardoso (USS)


7. Fronteiras e História. Coordenação: Heloisa Jochims Reichel (UNISINOS); Ney Lared Reynaldo (UFMT); Ana Maria Moura (USS); Eduardo Scheidt (USS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura