4ª JORNADA ECUMÊNICA

Ecumenismo, Ecologia, Economia e Vida



“... e vossos jovens terão visões...” Joel 2.28

Desde 1994, quando foi realizada 1ª JORNADA ECUMÊNICA, passando pela 2ª JORNADA, em 2002, grandes transformações continuam ocorrendo no mundo, onde cada vez mais o desrespeito aos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais estão globalizados, caracterizando o aprofundamento do abismo entre ricos e pobres.

Se o símbolo da 2ª Jornada Ecumênica foi laços, o da 3ª JORNADA foi redes. Desde então, essas redes - entre jornadeiros/as, igrejas, organizações e instituições ecumênicas, com movimentos e organizações sociais - vem se estabelecendo, possibilitando um processo de criação, ampliação e fortalecimento do movimento ecumênico no Brasil e demais países da América Latina e Caribe.

O principal desafio da 4ª JORNADA ECUMÊNICA, que tem como tema ECUMENISMO, ECOLOGIA, ECONOMIA E VIDA, será o de construir incidência pública-política (advocacy) para além da família ecumênica congregada na América Latina e Caribe.

Ademais, os desafios da justiça climática impõem para a comunidade ecumênica uma atitude coletiva, capaz de demonstrar nossa contribuição, com o empoderamento das populações mais vulnerabilizadas devido a essas questões. A juventude será o eixo transversal das discussões, na afirmação dos Direitos (DHESCA) das populações, nos diferentes contextos e biomas que habitam, em uma jornada com caráter litúrgico celebrativo.

Participantes

Todos os jornadeiros/as e grupos, leigos/as e clérigos/as, com prioridade para as mulheres, as juventudes, os povos tradicionais e todos/as defensores/as de Direitos (DHESCA).


Data e local

11 a 15 de novembro de 2010

Centro de Espiritualidade Inaciana Vila Kostka

Rodovia José Boldrini, 170 - Bairro Itaici

Indaiatuba - São Paulo - Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura