“Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado” - Por Monica Campi

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu ontem (15/10) ao público a exposição:

“Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado”

que apresenta o universo sagrado da cultura ocidental, onde o grande atrativo será a integração de uma das obras com a terceira dimensão.
O Julgamento de Páris, feita entre 1710 e 1720 pelo mestre do Rococó italiano Michele Rocca, recebe uma leitura contemporânea do videoartista Eder Santos, que recorreu à tecnologia dos televisores LED tridimensionais para mostrar sua versão sobre a obra de Rocca.

A obra poderá ser visualizada em dois monitores LED tridimensionais e sete projetores. A instalação é o primeiro trabalho feito sob encomenda para o MASP e será realizada mediante registro e remodelação digital da obra. Neste espaço personagens passam a sensação de movimento, anjos parecem voar e o observador utilizará óculos especiais para apreciar a intervenção do artista.

Composta por 40 obras-primas do acervo do museu, a maioria do século 14 ao 19, a exposição tem curadoria de Teixeira Coelho, e traz uma importante obra-prima de um mestre do Renascimento.

A obra São Jerônimo Penitente no Deserto, que o artista Andrea Mantegna concluiu em 1451 e foi uma das principais obras na maior retrospectiva do autor, realizada em 2008 em Paris, no Louvre. A obra renascentista passou por uma restauração pela equipe do museu francês e está de volta ao MASP.

A exposição tem entrada gratuita às terças-feiras e fica em cartaz entre os dias 15 de outubro e 19 de janeiro de 2011.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura