Livro revela fatos importantes da história política de Alagoas

Enorme contribuição à memória das lutas políticas em Alagoas. Assim podemos definir o livro: Rubens Colaço: paixão e vida – a trajetória de um líder sindical.

O lançamento está confirmado para o dia 30 de novembro, às 19h, na pizzaria Armazém Guimarães, em Maceió. Escrita pelo historiador Geraldo de Majella e lançada pelas Edições Bagaço, a obra é uma rica reconstituição da história política brasileira a partir do depoimento do militante comunista alagoano Rubens Colaço.

 
Este não é um livro que fica circunscrito à historiografia partidária. As singularidades da especial trajetória de Rubens Colaço, a enorme riqueza do seu depoimento, ultrapassam tal limite. Este é um livro já obrigatório na historiografia política brasileira, em especial dos anos 50 ao golpe de 1964 e seus desdobramentos”, escreveu, para a orelha do livro, o historiador e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Denis Bernades.

 
Rubens Colaço foi presidente do sindicato dos motoristas de Alagoas e dirigente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) até o dia 1º de abril de 1964, quando foi preso e teve o seu mandato sindical cassado. Além da trajetória de vida de Colaço, também é possível encontrar no livro uma apaixonante dialética entre memória e história, entre vida individual e ação coletiva.

 
Este livro é o resultado da reunião de diversos documentos que tenho em casa. É o desejo de partilhar a história diante, muitas vezes, da ausência de registros documentais. Faço uso do recurso da memória de muitos que participaram das lutas políticas da esquerda de Alagoas, recorrendo ao recurso da história oral”, explica o autor da obra, Geraldo de Majella.

 
Sobre o autor

Geraldo de Majella Fidelis de Moura Marques ou Majella, como é chamado pelos próximos e amigos, nasceu em Anadia (AL) e formou-se em história pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). Foi durante vinte anos militante, dirigente estadual e nacional do antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e por um curto período pertenceu à direção nacional do Partido Popular Socialista (PPS). Hoje está filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Nos últimos vinte anos vem exercendo funções públicas relevantes em São Paulo e em Alagoas. Atualmente é presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.

 
Rubens Colaço: paixão e vida – a trajetória de um líder sindical é o terceiro livro publicado por Majella. Em 2006, lançou as obras: Caderno da Militância – histórias vividas nos bastidores da política, Execuções Sumárias e Grupos de Extermínio em Alagoas, além de ter sido organizador do livro Magnólia, meu carrasco, coletânea de contos do jornalista e escritor Rubens Jambo e de Caminho, obra de Octavio Brandão.

Serviço

O quê: Lançamento do livro: Rubens Colaço: paixão e vida – a trajetória de um líder sindical.

Quando: 30/11/2010, às 19h

Onde: Armazém Guimarães, Av. Amélia Rosa, 188, Jatiúca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura