Primeiro Cinema - Filmes de Artistas- Itaú cultural

Primeiro Cinema

quinta 18 a domingo 21 de novembro
[todos os filmes sem classificação indicativa de 14 anos, exceto os do dia 18 e os da sessão das 18h do dia 20, apropriados para 16 anos]



entrada franca

 
A mostra Primeiro Cinema - Filmes de Artistas apresenta uma seleção de trabalhos de curta e longa-metragem produzidos por importantes nomes da arte contemporânea: Cao Guimarães, Rivane Neuenschwander, Pablo Lobato, Johan Grimonprez, Miranda July, Issac Julien, Douglas Gordon, Philippe Parreno e Michael Snow.

 
A expressão "primeiro cinema" evoca aquilo que é próprio da experiência da descoberta, da consciência imediata. Assim, os filmes de artistas exploram o fazer cinematográfico de uma maneira original, criando uma codificação própria e complementar do cinema clássico.

quinta 18 de novembro 20h



O Inquilino

Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander, 2010, 11 min, Brasil

O filme descreve a trajetória de uma bolha de sabão que examina salas vazias de uma casa em reforma. Em suspensão permanente, sem nunca estourar, a bolha flutua de uma sala a outra, investigando cantos e paredes destruídas. A trilha sonora, composta pelo duo O Grivo, traz sons de casa vazia, presença humana e sintetizadores, imprimindo um aspecto psicológico à narrativa.



Beam Drop Inhotim (2008)

Pablo Lobato, 2009, 5 min, Brasil

O vídeo documenta a performance realizada pelo artista Chris Burden, em Inhotim (MG). No alto de uma montanha, durante 12 horas, 71 vigas de construção foram jogadas por um guindaste de uma altura de 45 metros dentro de uma vala com cimento fresco, formando uma escultura grandiosa. A peça é uma recriação, em formato maior, de um trabalho originalmente instalado em 1984, no Art Park, em Nova York, destruído em 1987.



Debate com Pablo Lobato e Pedro França



Pablo Lobato (Minas Gerais) formou-se em comunicação e artes pela PUC/MG, estudou fotografia na escola Guignard - UEMG e especializou-se em cinema na PUC/MG e na UFMG. Foi bolsista da John Simon Guggenheim Foundation, em Nova York, em 2008/2009.



Pedro França é mestre em história da arte pela PUC/RJ, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e curador da programação dos Terreiros da 29ª Bienal de São Paulo. Foi professor de história da arte na UERJ.

 

sexta 19 de novembro 20h



Double Take

Johan Grimonprez, 2009, 80 min, Alemanha e Bélgica

"Se você encontrar o seu duplo, deve matá-lo", diz Alfred Hitchcock. Esse é o ponto de partida de Johan Grimonprez em Double Take. O filme usa imagens de programas de televisão apresentados por Hitchcock nos anos 1960, trechos de seus filmes (Os Pássaros, Topázio, Intriga Internacional e Psicose) e fragmentos de noticiários que relatam a escalada da Guerra Fria para montar um comentário sobre o uso do medo pelos governos como ferramenta de manipulação das populações.

 

sábado 20 de novembro 16h



A Alma do Osso

Cao Guimarães, 2004, 74 min, Brasil

A Alma do Osso revela a existência aparentemente isolada de Dominguinhos, ermitão de 72 anos que vive numa caverna encravada numa montanha de pedra. O filme constrói-se com longos silêncios nos quais o homem executa as tarefas do dia a dia e com imagens que vão para além de seu território. Ao final, descobre-se que na vida de Dominguinhos o silêncio é o lugar comum, o estado normal em que o tempo passa. A fala é o estado de exceção.

 

sábado 20 de novembro 18h



Atlanta

Miranda July, 1996, 10 min, Estados Unidos

Uma nadadora olímpica de 12 anos de idade e sua mãe (ambas interpretadas por July) falam ao público sobre perseguir um sonho.

 
The Amateurist

Miranda July, 1998, 14 min, Estados Unidos

O vídeo aborda a vigilância, a identidade, o observar e o ser observado. The Amateurist incorpora terror e sátira a fim de criar um retrato perturbador de uma mulher à beira da loucura.



Nest of Tens

Miranda July, 1999, 27 min, Estados Unidos

Compõe-se de quatro histórias alternadas que revelam métodos de controle pessoais mundanos. Esses sistemas originam-se de fontes intuitivas. As crianças e um adulto com problema mental operam painéis de controle feitos de papel, listas, monstros e seus próprios corpos.



Getting ber Every Day

Miranda July, 2001, 7 min, Estados Unidos

Trata da experiência de se perder e depois ser encontrado, a cada momento da vida, em pinturas mundanas comoventes, nas quais a esfera espiritual se manifesta por meio de efeitos de baixa tecnologia e filmes televisivos recordados.

 
sábado 20 de novembro 20h

 
Derek

Isaac Julien, 76 min, 2008, Reino Unido

Colaboração exclusiva entre o artista britânico Isaac Julien e a narradora do filme, Tilda Swinton, na qual a vida, a visão e o legado do artista inglês Derek Jarman são afetuosamente recordados e celebrados. Combina-se a filmagem de uma entrevista com uma colagem de filmagens caseiras, trechos de filmes, promoções famosas, uma rara filmagem em set e outra abordando questões recorrentes dos anos 1960 aos 1980.


 
domingo 21 de novembro 16h

 
Zidane - um Retrato Do Século XXI

Douglas Gordon e Philippe Parreno, 2006, 91 min, França e Islândia

Mistura de documentário esportivo e obra de arte conceitual, o filme consiste em uma partida de futebol - entre Real Madrid e Villarreal - realizada em 23 de abril de 2005 e filmada inteiramente sob a perspectiva do superastro do futebol Zinédine Zidane.


 
domingo 21 de novembro 18h

 
Corpus Callosum

Michael Snow, 2002, 91 min, Canadá

"O Corpus Callosum [corpo caloso] é uma região central de tecido no cérebro humano que passa 'mensagens' entre os dois hemisférios", explica o diretor Michael Snow. O filme é uma tragicomédia das variáveis cinemáticas, no qual o som e a imagem são dois hemisférios unidos pelo artista. A montagem é decididamente "artificial", e não quer apenas convencer, mas também ser percebida como um fenômeno pictórico e musical.

 
[todos os filmes sem classificação indicativa de 14 anos, exceto os do dia 18 e os da sessão das 18h do dia 20, apropriados para 16 anos]


 
entrada franca

itaú cultural avenida paulista 149 são paulo sp 01311 000 [estação brigadeiro do metrô]
fone 11 2168 1777
atendimento@itaucultural.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura