Universitários pobres sofrem com dificuldades financeiras e pedagógicas durante o curso

Em São Paulo Uma pesquisa feita no Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) mostra que estudantes pobres que conseguem entrar no ensino universitário têm dificuldades financeiras e pedagógicas de se manterem no curso, mesmo recebendo bolsa de estudos.


De acordo com Jaqueline Kalmus, a autora do trabalho, os estudantes sentem que o que eles aprenderam nos estágios anteriores de ensino não é suficiente para integrá-los à universidade. Além disso, afirma, o conhecimento deles é geralmente desvalorizado. Parte dos alunos, diz Jaqueline, os alunos sentiam muita dificuldade para acompanhar o curso.

O estudo partiu da análise da legislação sobre educação e de entrevistas com três alunos pobres que faziam cursos de licenciatura em faculdades privadas da região metropolitana de São Paulo. Mesmo recebendo bolsa de estudos, eles precisavam trabalhar durante o dia.

Segundo a pesquisadora, eles tinham medo de perder a bolsa, que era vista como um “privilégio”. Além disso, segundo a pesquisadora, estar no ensino superior, para eles, era uma forma de serem respeitados pela sociedade. A pesquisa foi apresentada em maio deste ano, na USP.


Fonte: http://educacao.uol.com.br * Com informações da Agência USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura