Curso - Filosofias da Índia - ministrado pelo prof. Luís Louceiro

A partir do Templo Khandariya Mahadeva (“Shiva”; construído no ano 1.000 EC), na vila de Khajuraho, no coração da Índia, vamos compreender a rica e multimilenar cultura hindu, com suas castas, etapas e metas de vida, suas “filosofias do tempo” – ārtha (sucesso material), kāma (prazer sensual), dharma (dever social) – e suas “filosofias da eternidade”, como as cunhou o indólogo Heinrich Zimmer (Filosofias da Índia. SP: Palas Athena, 2003), quer seja, aquelas doutrinas e métodos que levam à Libertação Espiritual (moksha): Upanishads, Budismo, Jainismo, Sāṃkhya-Yoga, Vedānta, Bhagavad Gῑta e Tantra – para mostrar que o grande mérito do gênio espiritual indiano é o da busca do “exercício integrativo” cuja meta é a saúde física, psíquica e espiritual.

Aula 1 - Ārtha: a meta do sucesso material (patrimônio) & o Arthaśāstra de Kautilya, o Maquiavel hindu;
Aula 2 - Kāma: a meta do prazer sensual (matrimônio) & o Kamasutra de Vātsyāyana;
Aula 3 - Dharma: a meta do dever social & as Leis de Manu. Gandhi (1869-1948).
Aula 4 - Mokṣa: a meta da Libertação Espiritual, em sua versão “não-ortodoxa” (que não segue os Vedas, como o Jainismo, o Budismo e o Tantra) e na versão “ortodoxa” (Sāṃkhya-Yoga, Upanishads e Vedānta).

Professor Luis Louceiro

Duração 4 encontros
Dias segundas-feiras das 18h00 às 20h00
Datas 7,14,21 e 28 de fevereiro
Local Fundação Ema Klabin - Rua Portugal, 43 - Jardim Europa
Valor R$ 140 na inscrição + uma parcela de R$ 140,00



Luís Louceiro é Mestre e Doutorando em Filosofia pela PUC-SP, onde é também membro do NEMES (Núcleo de Estudos de Mística e Santidade) do programa de estudos pós-graduados em Ciências da Religião. Estudioso das Filosofias da Índia desde 1982 quando começou a praticar Yoga, ele é instrutor de práticas meditativas. Tradutor (Associação Alumni), ele acaba de traduzir “As Fundações da Mística Ocidental Cristã” do professor Bernard McGinn da Universidade de Chicago para a Editora Paulus. Louceiro também é Guia Cultural à Índia desde 2001.
 
Acompanhe seus cursos no site www.luismaltalouceiro.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura