FUNDAÇÃO JAPÃO e INSTITUTO TOMIE OHTAKE - apresentam Parallel Nippon - Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006


A exposição “Parallel Nippon – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006” chega a São Paulo, no dia 08 de dezembro de 2010, encerrando a sua itinerância pelo Brasil, iniciada em abril de 2010, antes de seguir para os Estados Unidos.

Com 124 obras, entre fotografias, maquetes e origamis arquitetônicos, o público poderá conhecer as obras arquitetônicas mais significativas construídas no Japão ou realizadas no exterior por arquitetos japoneses, ao longo destes dez anos.


Parceria entre a Fundação Japão e o Instituto Tomie Ohtake, contando com a cooperação do Instituto de Arquitetura do Japão e Consulado Geral do Japão em São Paulo, a mostra reúne um time dos melhores arquitetos, como Shigeru Ban, Tadao Ando, Jun Aoki, Yoshio Taniguchi, Toyo Ito, Tomoyuki Utsumi, e ainda os suíços Herzog & de Meuron.


A exposição traz ainda de volta para o Instituto Tomie Ohtake o escritório SANAA, de Ryue Nishizawa e Kazuyo Sejima – vencedores do Prêmio Pritzker 2010 – e esta última também curadora da última edição da Bienal de Arquitetura de Veneza (2010). Antes disso, em 2008, o Instituto Tomie Ohtake apresentou a produção dos arquitetos, reunindo cerca de 40 projetos, entre os quais, em enorme maquete, o hoje construído e festejado projeto para o Politécnico de Lausanne, na Suíça.


O conjunto de trabalhos revela um período particular da sociedade japonesa, com mudanças econômicas e na política pública. Período em que foi adotado o modelo urbano do século 21, aproveitando o patrimônio construído, mas rumando para novas direções. A mostra divide-se em quatro ciclos distintos:

Cidade: o centro e a periferia; Vida: do nascimento ao funeral; Cultura: o meio ambiente, a informação e as artes; e o da Moradia: adaptação ou afastamento?

“Compreender porque a obra arquitetônica é construída e usada está relacionado a como a cidade ou a região desenha sua sociedade e com que visão.”, afirma o Prof. titular de História da Arquitetura da Universidade de Keio e um dos coordenadores da mostra, Riichi Miyake.

No país, “Parallel Nippon – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006” passou por Manaus, Belém, Brasília, João Pessoa, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Foi originalmente apresentada no Japão, em 2006, passando pelo Irã, Luxemburgo, França, Alemanha, Itália, Sudão, Argélia, México, Guatemala, Canadá e Colômbia.



SERVIÇO



Exposição: “PARALLEL NIPPON - Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006”
Período: 08 de dezembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011

De terça a domingo, das 11h às 20h
Local: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima 201 (entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros - São Paulo - SP

Tel.: (11) 2245-1900
Entrada Grauita
Realização: Fundação Japão, Instituto Tomie Ohtake, Instituto de Arquitetura do Japão, Consulado Geral do Japão em São Paulo

Informações, fotos e contatos para imprensa:

Erico Marmiroli - (11) 9372 7774 / (11) 3865 0656 - erico.marmiroli@gmail.com

Sandra Keika Fujishiro - (11) 3141 0110 - kei@fjsp.org.br


Fonte: http://www.fjsp.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura