Revolta da Chibata ganha exposição online em seu centenário


O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo apresenta a exposição online:

 “A Revolta da Chibata”

 no ano que esta completa cem anos e olha para as questões dos direitos da cidadania que envolveram este episódio da história do Brasil.


As lutas pela conquista dos direitos humanos foram diversas e muitas delas sugerem a incapacidade que as lideranças têm de lidar com as reivindicações populares. A História do Brasil é repleta dessas histórias e de personagens que são lembrados por feitos de coragem e bravura em direção à “ordem e liberdade”. Era esse o lema dos marujos que se revoltaram para brigar por seus direitos.

A exposição virtual: “A Revolta da Chibata” é uma iniciativa do Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo para divulgar documentos de seu acervo sobre o tema. A exposição lança um olhar sobre o contexto histórico do período, buscando entender os motivos que deflagraram a Revolta e os seus desdobramentos. Outro objetivo é gerar o interesse de professores, estudantes, pesquisadores e curiosos em reavivar a discussão sobre as questões dos direitos de cidadania assegurados pela Constituição Brasileira.

O contexto histórico mostra-nos um cenário desfavorável aos marinheiros que tiveram seu candidato, Rui Barbosa, derrotado por Hermes da Fonseca nas eleições. Os maus tratos, as chibatadas, a falta de qualidade na alimentação e a impossibilidade de formação de carreira provocaram a insatisfação dos marujos que, em 1910, declararam a “Revolta dos Marinheiros”, como o episódio ficou conhecido pela imprensa da época.

Navegando pelas nove salas da exposição, o usuário poderá visualizar cerca de 230 ilustrações da imprensa da época, artigos e notícias de jornais e revistas, assim como textos mais recentes que tratam de diversos temas: os ideais republicanos, a situação dos marinheiros, o estopim, as negociações e o desfecho da Revolta, a importância da imprensa e as ações tomadas após o conflito.

Nessa exposição também é apresentada a história de um dos “protagonistas” da Revolta da Chibata, o marinheiro João Cândido. Porém, não se pode deixar de ressaltar que esse episódio contou com a participação de outros marinheiros que, também descontentes com sua situação dentro da Marinha, aderiram à causa.

A exposição ainda disponibiliza a todos os interessados 8 propostas de atividades pedagógicas que podem ser trabalhadas em salas de aula, além de uma vasta seleção de fontes de pesquisa sobre a Revolta . Para a elaboração das atividades, tomou-se como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM).

A proposta pedagógica desta exposição virtual é oferecer ao professor sugestões pontuais de atividades a partir da utilização de diferentes linguagens presentes em nosso cotidiano” , explica Andresa Oliver Barbosa, responsável pala produção dos textos e atividades pedagógicas.

Acesse: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_chibata/

Visite também o site Memória da Educação: www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura