Mudança temporária

O Arquivo Público do Estado de São Paulo recebeu o acervo arquivístico do Memorial do Imigrante, que irá passar por reorganização e reforma de suas instalações até o segundo semestre de 2011.

O acervo é composto pela documentação da Hospedaria dos Imigrantes, que funcionou entre 1887 e 1978, atendendo imigrantes recém-chegados a São Paulo, que foram registrados em livros e listagens.

 
Caberá ao Arquivo Público do Estado de São Paulo dar continuidade às ações de higienização, reprodução e identificação da documentação do acervo do Memorial, além da prestação dos serviços cartoriais ao público (emissão de certidões e atestados).

 
Segundo o Arquivo, foram transferidas 3.730 caixas, contendo processos e outros itens documentais, além de 92 arquivos de aço com fichas.

 
Foram recebidas ainda 28 mapotecas e 53 caixas contendo álbuns fotográficos, fotos dos núcleos coloniais e dos imigrantes e suas famílias, cartões-postais, negativos fotográficos de vidro e álbuns com negativos flexíveis.

 
O trabalho de organização foi iniciado no dia 3 de janeiro e prosseguirá nos próximos meses, possibilitando que o público tenha acesso a segmentos do acervo até então indisponíveis à consulta. Em breve, será disponibilizado também no site do Arquivo Público os bancos de dados antes acessados na página do Memorial do Imigrante.

 
Uma das atividades exercidas pelo Memorial era a emissão de certidões de chegada de estrangeiros aos seus descendentes que, com a transferência do acervo, passa a ser responsabilidade do Arquivo Público.


Os procedimentos necessários para solicitar a certidão podem sem consultados em www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/memorial.php

Mais informações: www.arquivoestado.sp.gov.br





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura