Elaboração de novas diretrizes curriculares para os cursos de Teologia


A comissão assessora, da qual participam representantes de cursos de Teologia de várias partes do país, colabora com o MEC na elaboração das diretrizes curriculares nacionais aos cursos de Teologia que respeitem a diversidade religiosa dos diferentes cursos ao mesmo tempo em que garantam a qualidade acadêmica do ensino.


Aspectos como a existência de um núcleo curricular, uma carga horária mínima e a possibilidade de estágio supervisionado foram alguns dos critérios avaliados pelos assessores.

 
As diretrizes serão apresentadas pelo relator, professor Gilberto Garcia Gonçalves, para a Câmara de Ensino Superior do MEC, sob a presidência do professor Antônio Araújo Freitas Jr, no mês de maio.


O professor Paulo Garcia explica que, quando os cursos de Teologia começaram a ser reconhecidos pelo MEC, ainda não havia diretrizes formuladas. Acreditava-se, então, que a ausência de diretrizes garantiria a diversidade das confissões. Contudo, logo o MEC sentiu a necessidade de parâmetros que orientassem as comissões de reconhecimento dos cursos de Teologia. O objetivo da comissão é garantir que a qualidade acadêmica conviva em harmonia com a proposta confessional dos diferentes cursos.

 
“Foram dois dias de diálogo sobre o texto final, que será apresentado pelo relator”, diz o professor Paulo. “Os participantes das diversas tradições religiosas entenderam que o texto dá conta da diversidade religiosa e apresenta rigor acadêmico”.

Fonte: http://www.soter.org.br/wp/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura