LANÇAMENTO QUARTO NÚMERO DA REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA


A Revista de Teoria da História da Universidade Federal de Goiás traz a público seu Quarto número


Nesse Quarto número contamos com a abertura de uma nova categoria: uma seção de Dossiês, iniciando com o dossiê Caminhos da historiografia brasileira. O artigo do Prof. Dr. Marcelo Steffens aborda o uso da biografia na produção historiográfica brasileira. Fabiana Dias, por sua vez, traça um balanço da gênese da produção historiográfica brasileira a partir de instituições tais como IHGB, Instituto Histórico de Paris e a Academia Real da História. Por conseguinte, a Profª. Marina Mendonça discute os temas da hiperespecialização e interdisciplinaridade na historiografia brasileira a partir da obra de Josué de Castro. Já Luciano Lima mapeia o conceito de história Magestra Vitae no interior da produção intelectual do Barão do Guajará Domingos Antônio Raiol. Por último, este dossiê conta com a contribuição de Fillipe Monteiro rastreando os conceitos de Milenarismo, Messianismo e Catolicismo popular municiado da BegriffGeschichte de Reinhart Koselleck.

Além do dossiê, o Quarto número da Revista de Teoria da História conta ainda com artigos avulsos que tematizam objetos de interesse tanto da história intelectual, epistemologia da história quanto da transversalidade com as abordagens típicas das Ciências Sociais. O Prof. Dr. João Alfredo Melo Júnior retrata o encontro teórico-epistemológico da disciplina História e da Sociologia. Ao seu lado, a Profª. Drª. Ana Cristina Bradim, abordando a obra de Paul Ricoeur e Michel de Certeau, busca uma convergência de argumentos em torno da procura do sentido na escrita da história. Por fim, o artigo de Elisa Goldman identifica a problemática da identidade nacional dentro da produção intelectual do autor palestino Edward Said.

Este número encerra-se com uma instigante resenha de Bruno Fagundes a respeito do livro de Roger Chartier Livros, Leitura, História Cultural,Teoria da História Reflexões e com uma entrevista realizada pelo Prof. Dr. Luiz Sérgio Duarte da Silva com o Pesquisador alemão Jörn Rüsen.

Aos leitores e aos colaboradores da Revista de Teoria da história desejamos profícuas reflexões a cerca dos temas aqui abordados.

 
Fonte: RTH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura