Unicamp lança portal para disponibilizar conteúdos de seus cursos de graduação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em conjunto com a Universia Brasil acabam de lançar o OpenCourseWare (OCW) Unicamp, um portal desenvolvido para hospedar conteúdos em formato digital, originários das disciplinas dos cursos de graduação da universidade.


O objetivo da iniciativa é disponibilizar para a sociedade, de forma gratuita, materiais como textos, fotos, animações, apostilas e vídeos. O serviço já oferece conteúdos de 12 disciplinas de diferentes áreas do conhecimento, mas com o tempo novos materiais serão disponibilizados.


A ferramenta conta com recursos de edição simples e observa questões importantes como o respeito ao direito autoral dos materiais. O trabalho de concepção da ferramenta ficou a cargo da Pró-Reitoria de Graduação e do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE).


“No momento da publicação, o GGTE confere com o docente se os direitos autorais relativos aos materiais que compõem a aula foram observados. Se houver alguma dúvida, nós adiamos a publicação até que esse ponto seja devidamente esclarecido”, explica o coordenador do grupo, José Armando Valente.


O OCW é um consórcio que congrega mais de cem instituições de ensino superior em todo o mundo, para promover e compartilhar conteúdos educacionais, com a missão de fomentar a educação e capacitar pessoas. No Brasil, a estrutura do OpenCourseWare Unicamp segue uma tendência mundial que possibilita ampliar a relação institucional com a comunidade, a exemplo do que ocorre no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, por meio do projeto MIT OpenCourseWare.


Para acessar os dados não há necessidade de inscrição ou do cumprimento de outras formalidades. Entretanto, o usuário terá que estar de acordo com as condições previstas nos termos de uso do serviço. O endereço do portal é: www.ocw.unicamp.br.


Fonte: Com informações da Agência Fapesp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura