VI Seminário Nacional Religião e Sociedade: O espaço do Sagrado no século XXI

O Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER), fundado em abril de 2003, é um grupo de investigação científica interinstitucional e interdisciplinar que objetiva, sob a ótica das ciências humanas, analisar o fenômeno religioso em sua unidade e diversidade. Atualmente constitui-se também como um grupo de pesquisa do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, com 18 pesquisadores, 11 estudantes em cinco linhas de pesquisa.      




O VI Seminário Nacional Religião e Sociedade: O espaço do Sagrado no século XXI discutirá as diferentes cosmovisões que se firmaram nas últimas décadas e que têm contribuído para uma releitura do sagrado nas diferentes sociedades e instituições religiosas e para a construção do discurso religioso. Em decorrência, um crescente número de pesquisadores tem-se voltado para o tema da religião, das religiosidades e instituições religiosas, multiplicando estudos e pesquisas cujos resultados contribuem para a compreensão do sagrado nas suas múltiplas formas de manifestação, nas diferentes práticas da religiosidade e das crenças.

Parte-se do pressuposto de que a relação entre o ser humano e o sagrado ultrapassa a institucionalização das manifestações da fé envolvendo, portanto, fatores culturais, psíquicos, míticos, simbólicos, mágicos e religiosos. Este Seminário reunirá pesquisadores que em seu fazer científico estudam essas temáticas e será uma oportunidade para trocar informações, debater questões teóricas, sugerir e avaliar novas metodologias de análise e de técnicas de pesquisa que apontem caminhos para estas e outras temáticas.


PROGRAMAÇÃO - 21 de Outubro

1. ABERTURA

2. CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Tema: Religião, Política e Globalização
Expositor: Prof.ª Dr.ª Shadia Husseini de Araújo
Moderador: Prof. Dr. Wolf Dietrich Gustav Johannes Sahr
22 de Outubro

1. MESA REDONDA

Tema: Religião e Gênero
Expositor: Prof.ª Dr.ª Sandra Duarte de Souza
Debatedor: Prof.ª Dr.ª Clélia Peretti
Moderador: Prof. Dr. Uipirangi F. da Silva Câmara

2. CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

Tema: Identidade, Conversão e Trânsito Religioso
Expositor: Prof. Dr. Silas Guerreiro
Moderador: Prof. Dr. Marlon Fluck

3. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE PESQUISA: GRUPOS TEMÁTICOS
Grupo 01 - Religião e Institucionalidades Religiosas
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Karina Kosicki Bellotti e Prof. Dr. Marlon Fluck

Este grupo temático agregará as pesquisas que refletem sobre a formação das instituições religiosas propriamente ditas, suas especificidades (congregações, ordens, associações e demais formas de organização), tendo como propósito a vivência, o trabalho social, o marketing, as mídias e o mercado religioso.
Grupo 02 - Religião e Espacialidades Religiosas
Coordenação: Prof. Dr. Wolf Dietrich Gustav Johannes Sahr e Prof. Msc. José Ricardo Teles Feitosa

Este grupo temático agregará pesquisas que tratam do espaço sagrado em diferentes sociedades, inclusive sua relação com o espaço profano, que investigam as espacialidades religiosas em diferentes grupos religiosos, e que debatem as “geografias”, os quais aparecem em narrativas religiosas.
Grupo 03 - Religião e Relações de Gênero
Coordenação: Prof. Dr. Uipirangi Franklin da Silva Câmara e Prof. Dr. Edson Martins

Este grupo temático agregará as pesquisas que abordam as relações entre religião e gênero pontuando a diversidade de abordagens em suas configurações individuais e sociais e como se articulam a partir de múltiplos vieses, sejam eles antropológicos, históricos, literários, teológicos, filosóficos.
Grupo 04 - Religião e Educação
Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Prof. Dr. Névio de Campos e Prof. Msc. Antônio Crul

Na história das sociedades a presença da educação e da religião é constante, este grupo temático agregará pesquisadores empenhados no estudo das relações entre ensino e aprendizagem tanto no espaço formal escolar público e religioso como no cotidiano das comunidades religiosas. Ao mesmo tempo, estudos relacionados ao ensino das tradições religiosas e o papel das instituições religiosas nas políticas educacionais e educação nas escolas religiosas, assim como análise dos modelos pedagógicos norteadores, regulamentos e práticas educacionais, a discussão sobre os espaço e sociabilidades, arquitetura escolar, disciplina, identidade e memória.
Grupo 05 - Religião, Imigração e Religiosidade Popular
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Vera Irene Jurkevics e Prof. Msc. André de Oliveira Pinheiro

Tendo em vista a predominância da diversidade do pluralismo das manifestações religiosas na sociedade contemporânea, este grupo temático agregará as pesquisas que tratam das questões conceituais sobre religião, imigração e religiosidade popular. São estudos que focalizam as manifestações religiosas e seus desdobramentos formais e informais, como rituais litúrgicos, cultos públicos, devoções aos santos, às divindades e às pessoas, bem como crendices, imaginários, magia e religiosidades alternativas.     

Local:

CENTRO POLITÉCNICO

Rua Cel. Francisco H. dos Santos, 100 -     Bairro Jardim das Américas, Curitiba/PR - CEP: 81531-900

CONTATOS

(41) 3262-5108 / (41) 9167-5512 - 
euclides.marchi@yahoo.com.brfaustogil@ufpr.br;     nupper@nupper.com.br

PARA ENVIO DOS RESUMOS E TRABALHOS

euclides.marchi@yahoo.com.br; 
faustogil@ufpr.brnupper@nupper.com.br  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura