Palácio dos Bandeirantes exibe a exposição Arte nos Tempos do Café

As obras "Religião Brasileira", de Tarsila do Amaral; "Semeadura", de Clóvis Graciano; e a escultura "Cabeça de Mario de Andrade", de Bruno Giorgi, compõem a exposição.


Para mostrar o reflexo e a influência da economia cafeeira nas artes plásticas e no Movimento Modernista brasileiro, o Palácio dos Bandeirantes exibe, desta terça-feira, 2 de agosto, até 20 de novembro, a exposição:

"Arte nos Tempos do Café"

Promovida pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Casa Civil, a mostra traz obras do Modernismo, fotos antigas da capital, além de objetos que refletem a época áurea da economia do café na história do Estado de São Paulo.


A exposição, que tem entrada franca, reúne pinturas, móveis, louçaria e objetos artísticos do Acervo dos Palácios e de outras instituições paulistas como Museu da Casa Brasileira, Pinacoteca do Estado de São Paulo. Estarão expostas obras de Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Lasar Segal, Oswaldo Goeldi e John Graz, além de trabalhos consagrados do Modernismo brasileiro, como "Religião Brasileira", de Tarsila do Amaral; "Semeadura", de Clóvis Graciano; e a escultura "Cabeça de Mário de Andrade", de Bruno Giorgi.


Com curadoria de Ana Cristina Carvalho e consultoria da especialista Cândida de Arruda Botelho, a mostra apresenta uma narrativa sobre o período do Império do final do século XIX e evoca a efervescência econômica vivida na capital paulista no início do século XX.


Para Ana Cristina, "o percurso propõe a reflexão de temas que pontuaram as relações entre artistas brasileiros e imigrantes, o contexto arquitetônico da cidade de São Paulo e a ascensão social e econômica da época, por meio de obras que acompanharam as mudanças estéticas das artes nesse período que transformou São Paulo".

Local: Palácio dos Bandeirantes

Exposição: "Arte nos Tempos do Café"

Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2, São Paulo/SP

Data: De terça a domingo  Horário: das 10 às 17 horas (de hora em hora com acompanhamento)

Período da exposição: 2 de agosto a 20 de novembro de 2011

Entrada: grátis  Informações: (11) 2193-8282 - monitoria@sp.gov.br

Agendamento eletrônico para grupos escolares: www.acervo.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura