SEMANA TEOLÓGICA em homenagem ao pe. José Comblin

SEMANA TEOLÓGICA em homenagem ao pe. José Comblin
(w 22/03/1923 + 27/03/2011)


Memória, legado e vigência. Pe. José Comblin
Data: 26, 27, 28 e 29 de Outubro das19 às 21:30
Local: Auditório da Reitoria da UFPB




José Comblin (1923 -2011) segue sendo uma figura emblemática para uma incontável multidão de cristãos e cidadãos espalhados pelo mundo, em especial na América Latina. Nele reconhecemos um dos teólogo da aurora da Teologia da Libertação - em especial da Teologia da Enxada, com uma produção privilegiada, seja quanto à qualidade, seja quanto ao seu incansável ritmo de produção, donde a publicação, até o final de seu percurso existencial, de centenas de artigos e dezenas de livros. Para bem além de sua qualidade de exímio teólogo, Pe. José Comblin se mostrou um apaixonado incondicional da causa libertária dos pobres, na perspectiva do Seguimento de Jesus. Pe. José é reconhecido, antes de tudo, como o amigo dos pobres, no meio de quem viveu, no Brasil, no Chile e por onde passou. Deixa-nos um amplo e reconhecido legado também como profeta, como missionário, como sociólogo e como formador. Desse legado também se ocupa essa Semana Teológica, com o propósito de assegurar-lhe vigência também para os próximos anos. Um missionário incansável, nas pegadas do Pe. Ibiapina, a semear a esperança entre o Povo dos Pobres da América Latina, do Brasil, do Nordeste. Enquanto missionário, tornou-se conhecido e exemplar também como profeta, sempre a incomodar, sempre a desinstalar, sempre a denunciar as mazelas e armadilhas dos poderosos e das instituições, e, ao mesmo tempo, a anunciar que ‘‘a esperança dos pobres vive’’! Um teólogo com uma produção vastíssima e de reconhecida relevância e atualidade, a quem muito deve a Teologia da Libertação, desde suas primeiras formulações, e cuja contribuição mais fecunda se deu no campo de seus estudos pneumatológicos (da ação do Espírito Santo no mundo). Um intelectual de inteligência privilegiada, dotado de profunda erudição, que sempre soube combinar com uma capacidade ímpar de clareza, simplicidade e força do testemunho.


SEMANA TEOLÓGICA

A Esperança dos Pobres Vive

Pe. José Comblin

Memória, legado e vigência.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/10 (19 horas)

Comblin, traços de sua vida e de sua obra. (Eduardo Hoornaert e Mônica Muggler)

Dia 27/10 (19 horas)

Lançamento do filme ‘ Dom Fragoso’’, amigo do Padre José e da Igreja dos Pobres. Palavras do Cineasta Francis Vale, do prof. João de Lima, da Irm. Agostina V. de Melo e outras.

Dia 28/10 (19 horas)

Contribuição de Comblin aos estudos sobre a missão do Espírito Santo no mundo. (Pastor Luciano Batista de Souza)

Dia 29/10 (8 horas)

Memória e testemunhos sobre o Pe. José.

Organização: Grupo Igreja dos Pobres; Mov. Somos Igreja

Apoio: Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania / Ufpb

Uma fala que não deve ser esquecida
A Igreja abandonou as classes populares


José Comblin, um dos criadores da Teologia da Libertação, afirmou que a eleição de João Paulo II e de Bento XVI foi manejada pelo Opus Dei "praticando a chantagem, intimidando os cardeais", e que na América Latina o Papa "é mais divino do que Deus". Comblin, belga que vive no Brasil e acaba de visitar o Chile, país em que esteve exilado em 1972, durante o governo da Unidade Popular, explicou ainda que os teólogos da libertação têm hoje mais de 80 anos e "não apareceu uma nova geração" que desse continuidade a esse pensamento. A reportagem é do sítio Religión Digital, 05-01-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Fonte: UNISINOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura