Novo curso da PUC-SP fala da História da Filosofia


Como nos adverte Émile Bréhier, em sua Histoire de la philosophie, temos motivos suficientes para “temer o passado, quando ele pretende apresentar-se em continuidade no presente e eternizar-se, como se apenas a duração criasse algum direito”. 

Mas o “passado eternizado”, o “passado temível”,  não é o da história propriamente dita (entendida como disciplina); ao contrário, a história implica em considerar o passado como tal, penetrando-o na medida em que se trata de “enxergar, em cada um de seus momentos, uma originalidade sem precedente e que não retornará jamais”.

Estes termos, e a despeito de uma gama de posições possíveis de serem adotadas face ao problema que nos ocupa – as relações da “história” com a “filosofia” – não há produção filosófica que não assimile ou integre, em alguma medida, sua herança histórica; assim como não há trabalho de história (filosófica) da filosofia que não dê provas da presença de uma corrente de pensamento. Mais do que um recorte de informações ilustradas ou uma erudição sobre um “passado eternizado” – e, por isso mesmo, temível –, o estatuto da História da Filosofia deve ser aquele de uma “história” assumida como “libertadora”.

Não seria demasiado, portanto, recuperar o valor crítico da História da Filosofia na estratégia geral do pensamento: é ela quem “nos ensina que o pensamento filosófico não é uma destas realidades estáveis que, uma vez encontradas, subsistem como uma invenção técnica”. 

Longe de apresentar-se como pura regra de demonstração no campo de uma linguagem operativa, a atividade do pensamento filosófico é, antes, uma atividade do argumento – enquanto tal, jamais a histórica.

São objetivos do curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), introduzir os interessados no campo da História da Filosofia, de modo a proporcionar os instrumentos para divisar, no percurso do pensamento ocidental, as marcas de seu confronto com o tempo e fornecer uma visão ampla da Filosofia enquanto expressão cultural, percorrendo o arco de suas balizas históricas: filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea.

Dirigido a interessados em geral pelo tema, o curso tem início em 9 de Fevereiro e aulas sempre as quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, no Campus Perdizes, que fica na Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura