Universidades ajudam com ações sociais - Por Carolina Santana



As ações vão desde a realização de cursinho pré-vestibular gratuito até uma universidade para a terceira idade

A cidade de Sorocaba/SP tem 16 instituições de ensino superior, sendo que três delas são públicas. Além do acesso mais fácil à educação, esse fato favorece também o aspecto social já que grande parte delas desenvolvem projetos nessa área. Muitas vezes os alunos são envolvidos por meio de disciplinas que exigem a elaboração e execução de ações sociais.

Voltado para a comunidade sorocabana, as ações sociais vão desde a realização de cursinho pré-vestibular gratuito - como o ministrado anualmente pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) - até uma universidade para a terceira idade que é mantida pela Universidade de Sorocaba (Uniso). As ações passam ainda por auxílio a cooperativas de reciclagem e manutenção de uma farmácia comunitária.

Para o pró-reitor acadêmico da Uniso, José Martins de Oliveira Júnior, além de oferecer ensino de qualidade, uma universidade deve ter como papel fundamental a produção de transformações benéficas para a sociedade. O aprendizado no ensino superior, continua Oliveira Júnior, deve ter uma visão humanista, crítica e reflexiva. 

"Temos que formar profissionais comprometidos com estas transformações", comentou o pró-reitor acadêmico da universidade. Ele destaca que a Uniso é uma entidade comunitária e, por isso, tem um compromisso ainda maior de "sociabilizar o conhecimento que produz". Esse compartilhamento, diz ele, acontece por meio dos projetos voltados à comunidade. Segundo ele, anualmente, cerca de 150 mil pessoas são beneficiadas com vários tipos d e programas.

Exemplo de cidadania
A universidade tem o dever de ser exemplo de cidadania e, assim, perpetuar a educação continuada num ciclo, começando pelas famílias desses alunos e comunidades vizinhas". A fala é da assistente social da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Fernanda Aparecida Miguel. Como forma de estender a educação à família e à comunidade, a faculdade promove, anualmente, um cursinho pré vestibular. No ano passado, diz Fernanda, foram 160 alunos contemplados pela própria instituição e outros 160 que fizeram o curso por meio de uma parceria feita com o governo municipal.

"O cursinho dá a oportunidade para pessoas que não têm condições socioeconômicas de realizarem tal curso. Pelo fato da Facens ser uma faculdade filantrópica, o processo de Bolsa Filantropia acontece todos os anos, contemplando em torno de 50% dos alunos matriculados", comenta a assistente social. A seleção para as bolsas de estudo também é baseada na situação socioeconômica do aluno.

Trote solidário
Envolver os estudantes nas ações sociais é um dos objetivos das instituições de ensino. O trote solidário é usado como uma forma de incentivar e criar o espírito solidário nos estudantes. "Promovemos ações como doação de sangue, cadastro de medula óssea e restauração de alguma ONG (organização não governamental)", comentou Fernanda. A Facens ainda faz a arrecadação de livros e alimentos que são doados. Neste ano, adianta ela, a faculdade, em parceria com a ONG Pé de Planta, participará do megaplantio que será promovido no dia 5 de fevereiro em Sorocaba.

A prática do trote solidário também é citado pelo diretor geral da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba (Esamc), Maurício Marra. "Nesse contexto, a faculdade já atuou em questões relativas ao trânsito, Gpaci, reutilização de lonas de outdoor por entidades assistenciais entre outras ações", comentou ele. Marra destaca ainda que a Esamc Sorocaba realiza diversas atividades em apoio e parceria com entidades do terceiro setor.

"Com essas ações, trabalhamos a conscientização dos alunos quanto ao ativismo social e à permanente necessidade de um olhar mais solidário", observa Marra. Um dos principais objetivos, diz Marra, é tornar o aluno um agente ativo na sociedade. "Mas, o principal papel da instituição de ensino superior é preparar o profissional e o cidadão para que melhor possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade", comentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura