Leiria-Fátima: Diocese espera que seis mil pessoas façam «retiro popular» durante a Quaresma em Lisboa/PT


 diocese de Leiria-Fátima espera que pelo menos seis mil católicos participem nos “retiros populares” que vão ser realizados em paróquias, movimentos, famílias e comunidades religiosas na Quaresma.

Em 2011 “congregaram-se cerca de 400 grupos, envolvendo mais de 6 mil pessoas”, esperando-se “adesão semelhante” este ano, escreve o vigário geral diocesano, padre Jorge Guarda, na edição de hoje do Semanário Agência ECCLESIA.

“A proposta chama-se retiro por sugerir que as pessoas se afastem por alguns momentos das preocupações e atividades quotidianas para cultivar a espiritualidade e a oração”, e “diz-se popular por ser oferecida e acessível a todas as pessoas”,explica.

A iniciativa inaugurada na Quaresma de 2008 “destina-se a todos os fiéis e mesmo a pessoas arrefecidas na fé”, sublinha o sacerdote, acrescentando que na sequência do retiro têm surgido testemunhos de redescoberta “da beleza da fé cristã” e de maior empenhamento na vida da Igreja.

O retiro, que não implica a saída da área de residência nem a suspensão das atividades diárias, é composto por encontros semanais baseados na Bíblia, começando pela sua escuta e compreensão, seguindo-se a meditação e partilha da reflexão perante os participantes, terminando com uma oração.

O animador de cada grupo é responsável por adaptar à sua realidade um guião que além dos seis trechos bíblicos, tantos quantas as semanas da Quaresma, inclui igual número de exemplos de pessoas que manifestaram as suas convicções cristãs na sociedade, como Robert Schuman, Luther King e Antoni Gaudí.

O caderno de apoio, dividido por temas como santidade no dia a dia, compromisso na promoção do bem comum, renovação pessoal, presença cristã na cultura e testemunho da identidade cristã, inclui orientações pedagógicas, cânticos, biografia das figuras mencionadas e indicações práticas

O projeto retoma-se anualmente com um novo tema, de acordo com o programa diocesano aprovado pelo bispo, D. António Marto, que este ano pede aos fiéis para desenvolverem a “espiritualidade do compromisso social e da santificação no mundo”.

A participação, que se mantêm de ano para ano “com ligeira oscilação”, “vai de muita (300 pessoas numa só paróquia) a pouca (6 ou 7 pessoas)”, e depois do retiro há grupos que continuam a reunir-se com base nos textos das missas de domingo, indica o padre Jorge Guarda.

O dossier da edição de hoje do Semanário Agência Ecclesia, dedicado à espiritualidade, inclui o depoimento de Luís Santos, cenógrafo que dá voz aos textos do projeto 'Passo-a-rezar', que disponibiliza diariamente orações em formato áudio digital que podem ser transferidas gratuitamente a partir da internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura