25º congresso da SOTER


ocorrerá entre os dias 09 e 12 de julho de 2012 na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), aprofundará o tema: 

Mobilidade Religiosa. Linguagens - Juventude - Política

Evento tradicional da área, com avaliação Qualis A pela CAPES, em 2008, o congresso da SOTER atrai a cada ano um número significativo e crescente de teólogos/as, cientistas da religião e pesquisadores/as de áreas afins do Brasil e de outros países.

A SOTER, principal associação da área de Teologia e Ciências da Religião do Brasil, é reconhecida nacional e internacionalmente, como o mostram sua participação nos debates envolvendo questões relacionadas a essa área em nosso país (Projeto de Lei sobre a regulamentação da Profissão de Teólogo/a, discussões sobre a Matriz Curricular do bacharelado em teologia, debates sobre o ensino religioso) e sua presença em associações internacionais (o presidente da SOTER é vice-presidente da INSeCT - Rede Internacional de Sociedades Católicas de Teologia, com sede jurídica na Alemanha -).

O Congresso de 2011 reuniu cerca de 300 participantes, entre sócios/as da SOTER e pesquisadores/as da área e de áreas afins. Para 2012 a expectativa é de 350 a 400 participantes. A SOTER busca em seus congressos aprofundar o papel e a relevância das religiões nas sociedades em geral e na sociedade brasileira em particular, como se pode ver nos temas dos últimos congressos: 2009: Religião, Ciência e Tecnologia; 2010: As religiões e a Paz Mundial; 2011: Religião e Educação para a Cidadania. Em 2012, o tema escolhido quer compreender o novo mapa religioso do Brasil (tal como aparece nas pesquisas da FGV e do Censo 2010), as novas tendências religiosas presentes no país, as linguagens que exploram e o lugar que nelas ocupam as juventudes, o espaço que dão à relação entre religião e política.

A Diretoria e a Comissão Organizadora propõem para 2012 uma série de Conferências, Mesas Redondas e Grupos Temáticos (GTs) que propiciarão o encontro e a discussão do tema central do congresso, bem como das pesquisas que a Teologia, as Ciências da Religião e as Áreas Afins têm feito atualmente no Brasil.

Maiores informações: http://www.soter.org.br

SOTER - Av. Dom José Gaspar, 500 | Coração Eucaristíco - PUC Minas, Prédio 4, 2º Andar, Sala 205 - 30.535-901



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura