Israel retira colonos de edifício em Hebron


Apesar de o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ter cancelado na véspera a ordem de despejo de colonos judeus que ocupavam um edifício na cidade de Hebron, na Cisjordânia, forças de segurança de Jerusalém iniciaram na última quarta-feira (04/04) a retirada dos moradores. 

Micky Rosenfeld, porta-voz da polícia local, disse que o local havia sido ocupado na semana passada ilegalmente e sem a autorização de militares, mas não quis dar mais detalhes da operação.

O agente também não esclareceu se houve resistência por parte dos colonos, já que autoridades israelenses temiam que a ordem de desocupação gerasse um confronto entre moradores e militares. Em ocasiões similares, os colonos têm desrespeitado ordens de retirada emitidas por Jerusalém e respondido com ataques a palestinos.

Os colonos argumentam que adquiriram o imóvel legalmente de um proprietário árabe, mas autoridades palestinas contestam tal versão. Enquanto isso, Israel enfrenta a pressão internacional para retomar as negociações de paz com a Autoridade Nacional Palestina (ANP), que tem como meta criar um Estado palestino.

Ainda nesta quarta-feira, autoridades israelenses e palestinas confirmaram um encontro do premier israelense, Benjamin Netanyahu, com o premier palestino, Salam Fayyad. A duas autoridades irão discutir um acordo de paz e as polêmicas questões territoriais em evento marcado para meados de abril.

Hebron é conhecida por abrigar os túmulos de Abraão, Isaac e Jacó, venerados por judeus, muçulmanos e cristãos e fazendo do local uma região sagrada para as três religiões. Cerca de 850 colonos judeus vivem na cidade, em meio a mais de 180 mil palestinos, que veem a presença deles como uma afronta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura