Igreja deve conscientizar o povo sobre política, diz atual arcebispo de Minas


Dom Paulo entende que a comunidade deve ser orientada sobre a responsabilidade do voto

Novo arcebispo revela que durante campanha eleitoral vai discursar sobre a conscientização do voto. De acordo com dom Paulo Mendes Peixoto, a igreja não tem partido, mas entende que os representantes da religião devem conscientizar o povo sobre a responsabilidade do voto, “que não tem preço e sim consequência”, afirma. 

Dom Paulo entende que é preciso usar o púlpito da igreja, não para fazer política, mas sim com a intenção de conscientizar o povo sobre a verdadeira política, mostrando que para o bem da comunidade é preciso votar em que é ficha limpa, analisar a vida do candidato, se é uma pessoa autêntica. 


Entretanto, quanto à possibilidade da igreja católica defender um nome, um candidato, assim como acontece entre os evangélicos, dom Paulo disse que os católicos evitam tomar partido de uma pessoa.
 
“A finalidade da religião é criar unidade e o fato de fazer a opção de uma determinada pessoa está de certa forma caindo no sectarismo, saindo da unidade. Mas, se em nível de comunidade existe uma pessoa, um candidato em que é possível perceber que tem responsabilidade, visão política e ética, não vejo porque não tomar uma opção”, afirma Dom Paulo, lembrando que em São José do Rio Preto, enquanto era bispo, uma comunidade fez a opção e vestiu a camisa de um candidato que era da igreja, chegando a eleger a pessoa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura