Liberdade religiosa: Igreja Católica organiza encontros na Europa sobre cristãos perseguidos


A Igreja Católica está a organizar em várias cidades europeias um conjunto de conferências, testemunhos e exposições sobre a situação dos cristãos perseguidos no mundo por causa da sua fé.

Em Madrid está a decorrer a “Semana pela Igreja perseguida”, na Igreja dos Jerónimos, com conferências, testemunhos e momentos de oração, revela o site da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), entidade responsável pela iniciativa.

Paralelamente foi reeditada a exposição sobre os cristãos perseguidos, vista por mais de oito mil pessoas durante as Jornadas Mundiais da Juventude realizadas no mês de agosto em Madrid.

Na Inglaterra a AIS vai promover a 17 de maio “A Noite do Testemunho” na catedral londrina de Westminster, iniciativa centrada na perseguição aos cristãos em diversos países, particularmente no Médio Oriente.

O programa prevê a participação do arcebispo de Karachi (Paquistão) e do bispo de Luxor (Egito), além de apontamentos musicais, leituras, e testemunhos de solidariedade para os fiéis dos países onde os prelados trabalham, bem como da Índia, Iraque e Nigéria.

Em França a quarta edição da “Noite dos Testemunhos” vai realizar-se em diversas cidades entre os dias 21 e 25 de maio, concluindo-se neste dia em Paris com os testemunhos de Paul Bhatti, responsável pela pasta das Minorias Religiosas do Paquistão e irmão de Shahbaz Bhatti, assassinado em março de 2011.

O encontro conta também com a participação do cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, de D. Kyrillos William, bispo de Assiout, no Egito e vigário patriarcal dos coptas-católicos, e do bispo D. Louis Sako, de Kirkuk, que esteve recentemente em Portugal a convite da AIS.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre revelou também que estreou esta terça-feira um programa de meia hora no canal televisivo Canção Nova, emissão que passa a ser transmitida semanalmente às 18h00.

O programa alarga os meios de comunicação social onde AIS está presente, a Rádio Renascença, o Diário do Minho (sediado em Braga) e Voz da Verdade (pertencente ao Patriarcado de Lisboa).

A AIS está a distribuir uma pagela sobre os cristãos perseguidos aos peregrinos que se dirigem para o Santuário de Fátima para as celebrações de sábado e domingo, 12 e 13 de maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura