Projeto de musicalização é realizado com alunos das escolas de Iporã /PR

Os alunos da rede municipal de ensino e Centros Educacionais de Iporã têm participado desde 2011, do Projeto de Musicalização e Educação Cristã Infantil.

Cerca de 800 alunos participam do projeto que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, além de ampliar o vocabulário e o repertório musical da crianças, trabalhar o silencio, levando as crianças a ouvirem os diversos sons existentes no ambiente escolar, incentivar o cultivo sadio de atividades culturais, desenvolver a sensibilidade, criatividade e atenção e proporcionar as crianças o relaxamento através da música. 

Segundo a professora de música, responsável pelo projeto no município, Beatriz Solana, cantando a gente brinca e brincando a criança aprende. 

“Iniciar um projeto com Música é muito importante, o cantar é um excelente treino à leitura e por meio da música podemos tirar talentos em sala de aula, até mesmo os mais tímidos, aos poucos vão se soltando e demonstrando interesse pela música”. 

De acordo com ela, musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons. É promover o contato com o mundo musical que já existe dentro dela. É como se fosse à pré-escola da música: atividades que visam à sensibilização e à ampliação dos conhecimentos musicais da criança de maneira intuitiva. "Daí sua importância para Educação Infantil” disse Beatriz Solana.

Os trabalhos de musicalização desenvolvidos em sala de aula com as crianças, já vem sendo apresentado á população em datas comemorativas no município. Um dos objetivos da professora é formar um coral musical para apresentações de fim de ano ou datas que se façam necessárias.


De acordo com a secretária municipal de Educação Helena Aparecida dos Santos, os resultados deste trabalho já vêm sendo notado em sala de aula pelos professores. Segundo ela a mudança de comportamento e interesse pelos conteúdos são um deles. 

O Projeto Musicalização e Educação Cristã Infantil vêm sendo realizado na escola Professora Geni Aparecida Giordano, Delazir Pinezi, Centro de Educação Infantil Santa Rita de Cássia, Lazara Fanti Marques e Crescer e Apreender. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura