Saiba o significado da celebração de Corpus Christi para a igreja católica


Nesta quinta-feira (7) a igreja católica celebra o dia de Corpus Christi, mas nas ruas de Salvador muitos baianos não sabem qual o significado da data.
"Pra dar testemunho do catolicismo", opina um senhor.

"Significa que a gente tem que lembrar mais uma vez que Deus está ai, existe", arrisca uma senhora. A festa de Corpus Christ foi criada no século XIII e celebra a presença de Cristo na hóstia consagrada, a eucaristia. 

Na maioria das igrejas, os fiéis também participam da procissão, forma de trazer o corpo de Cristo ao encontro da comunidade. Em Salvador, as hóstias, antes de serem consagradas, podem ser encontradas nas livrarias católicas, com modelos e preços variados. Um pacote com mil unidades costuma custar pouco mais de R$ 10.

"Aqui, apesar do respeito, da veneração, é ainda pão, é um objeto religioso. Após a missa sim, o pão se torna para nós o corpo de Jesus e passa a ter importância fundamental, porque é para nós o alimento de vida eterna", pontua  padre Maurício Ferreira.

Somente em uma livraria no centro da capital baiana são vendidas, em média, 50 mil hóstias por mês. Todas elas são compradas em São Paulo.

"Primeiro chegava como uma produção artesanal, aquelas casas religiosas, as casas monacais... Elas faziam as hóstias que eram distribuídas depois, vendidas para as paróquias, para a sustentação dos mosteiros. Com o passar dos anos, também com o processo industrial, foi se desenvolvendo. A festa de Corpus Christi é a celebração da eucaristia, que leva a hóstia consagrada pelas ruas da cidade", explica padre Maurício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura