Iphan libera recursos para restauração da Igreja do Rosário dos Pretos e da Conceição da Praia


Templo histórico de grande importância para comunidade religiosa de Salvador, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos passará por uma segunda etapa de restauração. 

A Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan-BA) assinou a ordem de serviço para inicio das obras da Igreja, construída no século XVIII e localizada no Centro Histórico de Salvador, ladeira do Pelourinho. O Iphan já havia assinado também a ordem para a revitalização da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que passa por sérios problemas estruturais.

Foram liberados pelo órgão cerca de R$ 500 mil para que seja finalizada a reforma da Igreja do Rosário dos Pretos. A primeira parte da restauração foi coordenada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), gestão estadual. 

“O governo pediu o apoio do Iphan que se comprometeu e está cumprindo sua parte. Já adjudicamos os serviços e vamos iniciar imediatamente as obras complementares nessa Igreja que é uma das mais importantes da Bahia”, afirma o superintendente estadual do Iphan, Carlos Amorim.

Erguida pelos escravos, há 326 anos, a Igreja abriga uma das primeiras irmandades de negros criadas no Brasil e está entre as mais famosas da capital baiana. Uma das tradições celebradas nesse templo é a festa em louvor a Santa Bárbara, ocorrida em 04 de dezembro. Após mais de dois anos de reforma, a igreja de arquitetura neoclássica, rococó e barroca foi reaberta há três meses, mas ainda necessita passar por outros reparos.

Conceição da Praia

Além disso, o Iphan também se responsabilizou pelo início das obras de restauração na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. O órgão assinou uma ordem de serviço no valor de R$ 800 mil para restaurar o telhado e o forro do templo. “Trata-se de uma obra estruturante muito importante que significa o inicio do conjunto de intervenções a serem realizadas na Basílica da Conceição”, enfatiza Amorim.

Construída em 1623, é a uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Dedicada a padroeira do Estado e ponto de partida de grandes cortejos festivos, como o do Senhor Bom Jesus dos Navegantes (1º de janeiro), Conceição da Praia (8 de dezembro) e de Santa Luzia (13 de dezembro), a basílica é tombada pelo Iphan desde 1938, sendo edificada pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. 

O seu forro, de autoria de José Joaquim da Rocha, é considerado o mais importante do barroco brasileiro; sendo sua restauração uma grande conquista para o patrimônio nacional.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura