Bispo aponta ausência da fé como principal causa da desintegração das famílias


O bispo católico da diocese de Ndalatando, província do Kwanza Norte, Dom Almeida Kanda, qualificou hoje no município de Kambambe, a falta de uma convivência baseada na fé, como principal elemento que enferma as sociedades e com consequência da desintegração dos principais núcleos da sociedade, com realce para a família.

O prelado católico proferiu tal afirmação, durante a missa dominical que marcou hoje no Dondo (sede do municípios de Kambambe), o encerramento do primeiro encontro nacional do Movimento Juvenil Salesiano "MJS", decorrido de 10 à 12 do mês em curso, do qual participaram cerca de dois mil jovens idos das províncias de Cabinda, Luanda, Benguela, Moxico, e Kwanza Sul, onde está representada a comunidade de salesianos.

Dom Almeida Kanda referiu que nos últimos tempos, o mundo vem assistindo um desequilíbrio nas relações inter pessoais, fruto da fraqueza na fé dos cristãos, o que pode ocasionar um futuro torduoso para as novas gerações.

Para a inversão do presente quadro, Dom Almeida defendeu a isenção do nepotismo, da ganância, da sexualidade irresponsável, do alcoolismo entre outros males que diariamente caracterizam os viventes desta terra, "sendo por isso necessária a humildade, para melhor promovermos o sentido da vida".

Socorrendo-se das sagradas escrituras, o bispo explicou que as nações poderão estar livres do mal caso se promova a cultura do bem comum, uma realidade que desde o princípio da humanidade caracterizou os nossos ancestrais, partindo do princípio da obediência à Deus. 

Tal obediência, prosseguiu, só é possível quando nos guiamos através do processo de educação, da formação bíblica, tidos como processos indispensáveis para a conquista da fidelidade.

Em seu entender, "se os homens fossem humildes perante os ensinamentos de Deus, seria impossível o nosso convívio com os horrores enfrentados todos os dias, ao memo tempo que os governantes teriam a sabedoria para melhor conduzirem as nações".

Dom Almeida Kanda disse ainda ser necessário equilibrar as relações sócio- económicas entre as pessoas, promovendo essencialmente a juventude, que muito procura um espaço para o seu bem- estar.

"Sendo um elemento fulcral em qualquer sociedade, os governantes devem dar maior abertura, para que estes possam esgrimir as suas capacidades, o que se traduz numa forma de garantir um futuro tranquilo para o bem de todos".

Apesar do cristianismo se disseminar pelo mundo, os homens continuam ávidos, por não perpetuarem a fé e consequente descalabro na sua conduta.

O encontro do "MJS", visou celebrar de forma antecipada, o bicentenário do nascimento do padroeiro da congregação dos padres Salesianos de dom Dom Bosco, a assinalar- se em 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura