Três universidades lusas entre as melhores do mundo



A Universidade do Porto, a Técnica de Lisboa e a Clássica são as três instituições de ensino portuguesas entre as 500 melhores de todo o mundo. 

O ranking, elaborado pela Universidade de Jiaotong, em Xangai, na China, que distinguiu, no total, mais de 1.200 instituições de ensino universitário.

Os dados divulgados na passada sexta-feira pela universidade chinesa constam no Academic Ranking of World Universities (ARWU) de 2012 e colocam três universidades nacionais entre as 500 com mais qualidade a nível internacional.

A Universidade do Porto, considerada a melhor das portuguesas, encontra-se entre as 400 melhores, ao passo que a Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade de Lisboa se posicionam entre as 400 e as 500 melhores.


O lugar exato das instituições de ensino superior lusas é, porém, desconhecido, uma vez que, a partir da centésima posição, as universidades são listadas de cem em cem, por ordem alfabética. A do Porto aparece no grupo posicionado entre as 301 e 40 melhores e as duas de Lisboa surgem entre as 401 e as 500 melhores.

O primeiro lugar da tabela é ocupado pela Universidade de Harvard, seguida de Stanford, em segundo, e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em terceiro lugar. As primeiras 19 posições são, quase exclusivamente, norte-americanas, com exceção apenas para o 5º e o 10º lugar, das universidades de Cambridge e Oxford, respetivamente, ambas britânicas. Os primeiros 100 lugares são, também, predominantemente, ocupados por instituições dos Estados Unidos.

As estatísticas por país indicam que Portugal se encontra em 23º lugar, entre um total de 43 países, dividindo a posição com a Irlanda, a Arábia Saudita e a África do Sul. Esta classificação deriva do número de universidades representadas no ranking das 500 melhores.

A lista de Xangai foi feita com base em quatro critérios: qualidade da educação (os alunos que foram prémios Nobel ou ganharam medalhas Fields), qualidade da instituição (professores e investigadores que conquistaram os mesmos prémios), resultados da investigação (artigos publicados nas revistas Nature e Science e artigos citados) e dimensão (rádio de performance académica).

O ARWU, elaborado pela Universidade Jiaotong, de Xangai, selecionou cerca de 1.200 universidades para o ranking. Contudo, apenas as 500 melhores são publicadas na Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura