Basílica de Nazaré ganha nova pintura para Círio - Por Roberto Meira


A Basílica Santuário de Nazaré, localizada em Belém, no Pará, já se prepara para a maior manifestação religiosa católica do Brasil e maior evento religioso do mundo: o Círio de Nazaré. 

Às vésperas do início da edição de 2012, a igreja recebe, desde a última semana, uma nova pintura externa.

De acordo com a Basílica, a praça Santuário, que fica em frente à igreja, também está recebendo reparos na pintura e na manutenção geral. Além disso, um relógio foi colocado no local para sinalizar quanto tempo falta para o início do evento. A abertura oficial será às 19h do dia 9 de outubro e o encerramento às 21h do dia 28, do mesmo mês.

A festa religiosa, que acontece anualmente no Pará desde 1793, movimenta todos os setores da economia, principalmente o turismo e o comércio. Em 2011, cerca de 2 milhões de pessoas foram às ruas no segundo domingo do mês de outubro para caminhar os 3,6 km da procissão segurando a corda que carrega o andor com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o setor religioso é um dos ramos do turismo que mais tem crescido nos últimos anos em todo o planeta. E Belém está inserida neste crescimento, tendo o Círio como uma grande vitrine para o Estado e para o País.

O Círio de Nazaré de Belém é considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial desde setembro de 2004.

O Círio de Nazaré

Diversas manifestações de devoção ocorrem antes e depois do Círio de Nazaré, dentre elas as 11 romarias. Às 12h da sexta-feira que antecede a procissão, acontece a primeira: o traslado para Ananindeua, no qual a imagem peregrina é levada para os municípios de Ananindeua e Marituba em um percurso de 48,5 km.

No sábado, a romaria rodoviária leva a imagem de Ananindeua para o distrito de Icoaraci. No mesmo dia, ocorre a romaria fluvial, mais conhecida como "Círio das Águas", que sai de Icoaraci e percorre cerca de 18 km até a Escadinha do Cais do Porto, em Belém. Dali, a imagem segue na moto-romaria por mais 2,6 km até chegar ao Colégio Gentil Bittencourt.

Ainda no sábado, logo após a chegada da moto-romaria, acontece uma das cerimônias mais esperadas: a descida da imagem, quando a original, encontrada em 1700, desce do altar-mor da Basílica Santuário. A quinta romaria também acontece no sábado, e é a trasladação. Nela, os fiéis se dirigem em procissão à Igreja da Sé, fazendo o mesmo trajeto da procissão do domingo, mas no sentido inverso.

A sexta romaria, a mais famosa, é o Círio. No segundo domingo de outubro a procissão sai da Catedral de Belém com destino à praça Santuário de Nazaré, onde a imagem fica exposta durante 15 dias. O percurso é de 3,6 km. No sábado posterior ao Círio, ocorrem a cicloromaria e a romaria da Juventude.

A procissão da festa é a décima romaria. O percurso é diferente a cada ano e possui cerca de 2,8 Km. Ela é realizada na manhã do segundo domingo após o Círio. A 11ª romaria é chamada de recírio, e marca o encerramento de toda a festividade nazarena. A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retorna ao Glória, sobre o altar-mor da Basílica Santuário. A festa é oficialmente encerrada no quarto domingo de outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura