Território Ocupado abre mostras “Orixás do Brasil” e “Tererezando” em Campo Grande/MS – Por Neide Fischer


As mostras de artes plásticas:

 “Orixás do Brasil” e “Tererezando” 

com os artistas Jonas Santana e Don Dolores serão inauguradas na quinta-feira (13) na Galeria do Memorial da Cultura e integra o Projeto Território Ocupado do Núcleo de Artes Visuais da FCMS

A exposição “Orixás do Brasil” é fruto de um trabalho de pesquisa iniciado nos meados dos anos 90 durante a graduação em artes Visuais do artista Jonas Santana, onde o foco dos estudos foi a representação das divindades das religiões de matriz africana.

Houve sempre uma ligação do artista com essa temática por causa de suas raízes baianas. Isso o levou a fazer diversas visitas à Bahia para estudar um pouco sobre a complexa religião do Candomblé.

Desde o início da produção dessa série a representação dos orixás se deu através de seus objetos, demonstrados em detalhes, semelhante a uma fotografia em close up, levando uma aparente abstração.

Já a exposição “Tererezando” é de Don Dolores (Betinho Dolores), mestre nas artes, autodidata, pintor, artista gráfico, artista plástico, ilustrador, desenhista, possui um estilo próprio de representar suas criações.

Suas exposições apresentam um fazer artístico sobre o ponto de vista emocional representado em formas abstratas coloridas e poéticas. Busca em sua arte, passar a simplicidade da vida na leveza e soltura dos seus traços. Cores e formas se conversam.

Serviço: 

A mostra ficará exposta de 13 de Setembro a 12 de Outubro de 2012, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. 
A entrada é gratuita. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura