Círio de Nossa Senhora das Graças leva milhares às ruas de Icoaraci/PA


Grande procissão ocorreu em Icoaraci, distrito de Belém, neste domingo, 25. O tema do Círio 2012 é:

"Maria, um espelho para a Igreja e sua imagem".

Os sentimentos de amor e fé levaram milhares de pessoas às ruas de Icoaraci, distrito de Belém, neste domingo (25), para celebrar o Círio de Nossa Senhora das Graças, que este ano completa 60 anos de realização e ainda dez anos da elevação da Igreja de Nossa Senhora à Igreja Matriz da Vila Sorriso. Depois de três anos de reforma, a centenária capela de São Sebastião voltou a ser ponto de saída da procissão.

Entre as autoridades presentes, estavam o governador Simão Jatene, o prefeito eleito de Belém, Zenaldo Coutinho, além de secretários e parlamentares que acompanharam a chegada da imagem de Nossa Senhora das Graças à Praça Matriz, por volta das 11h30.

"O Círio é sempre um momento de reencontrar pessoas e amigos e reencontrar valores e princípios. Desejamos a todos que o espírito Círio se prolongue por todos os dias, no coração e na mente de cada um de nós”, falou o governador.

Após as bênçãos aos fiéis, a imagem foi conduzida até a Igreja Matriz, onde centenas de pessoas lotavam o local. Uma missa celebrada pelo arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico, encerrou os festejos do Círio. As festividades de Nossa Senhora das Graças vão até o dia 10 de dezembro, quando acontece o Recírio.

Procissão

Ao longo do percurso, as pessoas se concentravam para aguardar a passagem da imagem da Virgem, conduzida em uma berlinda datada de 1952. Os moradores de Icoaraci enfeitaram suas residências para esperar a passagem da procissão. Dona Wilzes Souza é moradora de Belém, mas saiu bem cedo de casa para ver o Círio. “Pedi ao meu filho pra vir ver a festa aqui. Está sendo muito abençoado ver esta festa religiosa e a fé deste povo para Nossa Senhora”, disse.

Ajoelhados ou em cima de árvores e muros, todos queriam pedir as bênçãos à mãe de Jesus. O carro dos anjos e a corda também estavam presentes. A coordenadora do Círio, Narja Conte de Oliveira, disse que o trabalho para a realização da festa foi de um ano.

“Todos os objetivos foram alcançados , que era levar a palavra de Deus a todas as casas, empresas e escolas. Agora, nosso objetivo fecha com essa grande procissão de fé. A cada ano a gente vê as homenagens mais bonitas e também o aumento de pessoas que participam da procissão”, comemorou a coordenadora.

O tema do Círio desse ano é: “Maria, um espelho para a Igreja e sua imagem”. O pároco da igreja, Agostinho Cruz, também falou da fé do povo de Icoaraci. “Aumentou muito o número de pessoas que acompanham a procissão, assim como o de promesseiros e isso mostra a grande devoção a Maria e da fé do povo do distrito”, comemorou o padre.

O Sistema de Segurança Pública trabalhou com um efetivo das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, para garantir a tranquilidade dos fiéis.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura