ACNUR fecha acordo com representantes de religiões para ajudar populações deslocadas por conflitos


Um importante encontro entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e representantes de religiões e de ONGs de orientação religiosa terminou na última sexta-feira (14), em Genebra, com um acordo para dinamizar a cooperação em apoio às populações deslocadas por conflitos e aos apátridas em todo o mundo.

Ao falar no encerramento do encontro, o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, disse que uma cooperação mais próxima entre organizações humanitárias e instituições de orientação religiosa servirá para melhor assistir os deslocados em todo o mundo.

“Religião e espiritualidade motivam pessoas, comunidades e organizações a ajudar as pessoas em necessidade e salvá-las do perigo”, disse Guterres, ressaltando a relação entre o trabalho humanitário e os valores e princípios que estão na base das grandes religiões do mundo. 

“Neste encontro, houve um reconhecimento unânime da valorosa contribuição das organizações e comunidades religiosas à proteção dos refugiados e outras populações deslocadas”.

Guterres disse que, embora muitos participantes tenham reconhecido que a violência e a perseguição também acontecem em nome da religião, todos concordaram que podem trabalhar para reduzir a intolerância religiosa e promover reconciliação.

Guterres afirmou que o ACNUR buscará aprofundar seu conhecimento sobre diferentes tradições religiosas e se engajar melhor com estes atores. 

“O diálogo iniciado nesta semana deverá ser institucionalizado e aberto a outras organizações humanitárias, ONGs e instituições religiosas”, afirmou António Guterres.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura