Budismo: a crença na lei de causa e efeito - Por Daniela Jacinto



A religião tem origem na Índia, com Saquiamuni, que muitos conhecem por Sidarta Gautama, ou simplesmente buda

Para os budistas, a vida é regida pela lei de causa e efeito, ou seja, toda ação corresponde a uma reação. Se a ação for negativa, a consequência também o será, mas se a ação for positiva, logo a pessoa receberá o bem praticado. Isso é chamado de carma.

A religião tem origem na Índia, com Sakyamuni, que muitos conhecem por Sidarta Gautama, ou simplesmente buda. Sakyamuni foi um príncipe que viveu no castelo até os 29 anos, porém deixou a família, inclusive esposa e filho, para conhecer o mundo. Durante seus 29 anos de vida, Sakyamuni não sabia o que era o sofrimento humano, já que até aquele momento seu pai tinha conseguido evitar com que isso acontecesse. Porém quando saiu do castelo, Sakyamuni presenciou quatro cenas que o levaram a refletir sobre a vida: nascimento, velhice, doença e morte. decidiu, então, abandonar a vida de príncipe e saiu em busca de resposta. Com isso, desenvolveu um sistema de conhecimento gradual. 

Por conta disso é que surgiram diversas ramificações do budismo. A religião, portanto, é tão ramificada quanto o cristianismo. Entre vários tipos de budismo, um dos mais conhecidos é o tibetano, dos seguidores de Dalai Lama. "Começaram a ser criadas escolas baseadas nos ensinamentos parciais de buda, isso porque ele usou fragmentos para explicar o todo, porém ele expôs toda a iluminação que conseguiu alcançar em seus últimos oito anos de vida", explica Nilton Sadao Dayo, vice-responsável pela região metropolitana da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), budismo baseado nos ensinamentos de Nitiren Daishonin.

A BSGI chegou ao Brasil em 1960, e nesse mesmo ano Daisaku Ikeda trouxe o ensinamento para Sorocaba. Aqui na cidade, conforme Nilton, não há um templo, mas existe uma sede onde reúnem-se 1.400 associados. "O que fazemos em Sorocaba é uma reunião de leigos. A sede central é em São Paulo, onde tem um templo", esclarece.

Conforme Nilton, Nitiren Daishonin resgatou o budismo da forma como Sakyamuni queria que as pessoas atingissem a iluminação. O budismo de Nitiren acredita que o ensino mais importante está exposto na Sutra de Lótus. "O budismo Nitiren se baseia na fé, prática e estudo", acrescenta. É por isso que no budismo de Nitiren tem graus de estudo e inclusive provas que possibilitam com que os seguidores avancem em seu nível de conhecimento.

Ainda de acordo com Nilton, os membros da BSGI acreditam que o ser humano é o que há de mais importante no mundo. "Então devemos o máximo de respeito a todas as pessoas", diz.

Entre as práticas dos budistas Nitiren, está a recitação de um mantra sagrado (conhecido também por daimoku), como forma de resgatar a dignidade de sua própria vida. Por isso repetem várias vezes as palavras "nam myoho rengue kyo". O mantra quer dizer "devoto a minha vida à lei mística da simultaneidade de causa e efeito, pelas três existências da vida". É, conforme Nilton, a essência do budismo de Nitiren Daishonin: "a força da transformação humana".

Para o budismo Nitiren, o sofrimento é a incapacidade de lidar com as situações, então com a prática dos ensinamentos, é possível conseguir muitos benefícios. "A pessoa começa praticando para resolver um problema imediato, mas o objetivo principal é atingir a iluminação, se tornar um ser humano indestrutível diante das adversidades", resume.

Energia para não ficar refém da doença

A artesã Maria Fernanda Pires Correia Vieira, 36 anos, passou oito anos da sua vida em cama, com depressão profunda e ainda sofrendo dor por causa da artrite reumatóide. Ela conta que tomava remédios caros e o marido precisou trabalhar em dois empregos para pagar. "Cheguei a receber propostas de emprego, mas no dia da entrevista eu não conseguia ir, não dava, eu simplesmente não saía da cama", lembra.

Em março deste ano, ela conheceu o budismo e sua vida começou a mudar. "Um dia recebi um convite para conhecer o budismo e passei a recitar o mantra sagrado (daimoku). Depois percebi que pela primeira vez estava saindo para comprar um presente para uma festa de crianças", diz.

Maria Fernanda, então, passou a levar uma vida normal. "Não fiquei mais na cama e ainda me livrei de mais da metade dos remédios para a depressão. E agora que diminuiu a medicação, meu marido pretende realizar um sonho, que é fazer faculdade de História", emociona-se.

A artesã conta que tem energia inclusive para brincar com o filho, de cinco anos. "Hoje tenho disposição e até jogo futebol com ele. Só vejo alegria na minha frente. Outro dia eu estava tão feliz que não conseguia parar de sorrir", relata.

Para ela, o budismo dá energia para não ficar refém da doença. "Me sinto como se tivesse uma luz em cima de mim, estou muito feliz e com uma esperança muito grande. Já incentivei outras pessoas a conhecerem", diz.

Durante o tempo em que o budismo estava sendo apresentado a ela, Maria Fernanda aprendeu alguns princípios básicos até estar apta para a cerimônia de conversão. Na data em que concedeu entrevista para a reportagem, Maria Fernanda estava muito feliz porque se tornou oficialmente budista e recebeu o Gohozon (um pergaminho, objeto de devoção do budismo ao qual são direcionadas as orações).

O pergaminho representa a vitória absoluta, a condição do estado de buda, e quando a pessoa ora, assume a mesma condição do que o objeto significa. "Quando a pessoa reza, faz com que se manifeste o que o pergaminho representa", esclarece o vice-responsável da BSGI.

Budistas recitam o damoku diante do pergaminho para despertar a força que existe em sua vida. "Essa força existe dentro das pessoas, mas elas precisam de um receptor para que se manifeste, é como acontece quando a pessoa vê uma cena triste e desperta o mesmo sentimento", conclui Nilton.

BRASIL SOKA GAKKAI INTERNACIONAL

Endereço: avenida Itavuvu, 611, Vila Carol
 (15) 3211-0872
 www.bsgi.org.br
  
Um budismo diferente
  
O Santuário Budista Fudô No Hokora Tendin Sô está instalado há mais de 10 anos em Sorocaba e possui cerca de 30 membros que prestam atendimento espiritual à comunidade. Conforme o monge que atendeu a reportagem, a espiritualidade do local é reservada quanto à exposição na mídia, por isso não foi possível obter mais detalhes. O monge explicou que a religião é uma adaptação do budismo para o ocidente e acabou se tornando um sincretismo, unindo conhecimentos de outras religiões. "É um budismo mais no aspecto prático, fazemos na prática tudo o que o budismo prega", esclareceu.

Conforme o monge, pessoas de qualquer religião podem ir até o local e tomar um passe espiritual. Esse passe ajuda a limpar energias negativas e se a pessoa tiver alguma pendência espiritual o problema é resolvido espiritualmente.

SANTUÁRIO BUDISTA FUDÔ NO HOKORA TENDIN SÔ

Endereço: rua Catanduva, 317, Jardim Morumbi 2
Horário de atendimento: terça, quinta e sexta-feira, das 13h às 18h; e aos sábados das 8h às 11h e das 13h às 16h
Telefone: (15) 3228-2578




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