É o Espiritismo um paradigma? – Por Charles Odevan Xavier


A pergunta pressupõe que o leitor domine o conceito de paradigma tão falado hoje em dia, mas pouco apreendido em sua essência. Paradigma é basicamente modelo, padrão, esquema de referência; como se vê nos trabalhos do teórico Thomas Khun.

O espiritismo kardecista é um paradigma? Contudo, paradigma de que área? Científico, religioso, político, estético? O espiritismo de Kardec é um sistema de explicação da realidade, que se baseia em tríplices pressupostos: moral (religioso), científico (epistemológico) e filosófico (metafísico).

É um paradigma cristão? Sim e não. Sim, porque pretende ser a atualização do Evangelho de Jesus. Não, porque o Cristo do Espiritismo de Kardec não é o Cristo do Vaticano nem o das Igrejas Reformadas.

Cristo para a doutrina espírita não é Deus, mas um mestre ascensionado. Então desta forma o paradigma espírita desdiviniza Cristo, enquanto o sapiencializa.

O espiritismo de Kardec é uma ideologia? Karl Marx ao criar o conceito de ideologia diz que o mesmo é “a inversão da realidade”. Nisso Marx pretendia criticar o idealismo alemão de seu tempo, em livro célebre escrito em parceria com Engels. Mas o paradigma kardequiano não pretende inverter ou deformar a realidade, mas esclarecê-la.

Embora tendo surgido no século XIX e ainda, em certa medida, refém do paradigma cartesiano-newtoniano, a episteme espírita procura se atualizar ao incorporar os valores e premissas da ciência de nossa era pós-moderna, a qual criou um paradigma sistêmico e holístico a partir da revolução científica proporcionada pelas descobertas da Teoria da Relatividade e da Física Quântica.

E politicamente falando? O paradigma espírita é de direita, centro ou esquerda? As casas espíritas tendem a ser conservadoras, mas como a própria pós-modernidade é plural: não será difícil encontrar na mesma casa espírita um kardecista anarquista, ao lado de outro que é liberal burguês. Pois a doutrina deixa seus praticantes bem à vontade quanto a seus credos políticos.

E na estética? O espiritismo aceita o punk rock ou obriga que só se escute Mozart? Mais uma vez evoco a noção de pluralismo pós-moderno para responder. Há uma tendência óbvia para o tradicionalismo estético, mas entre os apreciadores do espiritismo poderá se encontrar até artistas extravagantes como a escritora paulista Hilda Hilst, conhecida pelas suas experiências em gravar vozes de mortos e por sua literatura obscena, ou de músicos atonalistas de vanguarda como Walter Smetak e J. Koelreutter.

Charles Odevan Xavier é mestrando em Letras pela UFC




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura