Lafaietenses mantêm viva a tradição das novenas de Natal


Em tempos de tanta violência, consumismo e falta de tempo, até mesmo para o convívio em família, as novenas de Natal representam um alento para os católicos. 

Em várias cidades, como Lafaiete/MG, fiéis já se mobilizam para essa prática, que é tradição há séculos. O momento de oração acaba configurando-se como uma oportunidade de encontro e reflexão entre parentes, amigos e vizinhos.

No bairro Carijós (região sudoeste), Isa Martins Vieira e Maria Salete Siqueira são algumas das responsáveis pela organização da novena. As donas de casa explicam que, só naquele bairro, há seis grupos formados. 

Em toda a cidade, as paróquias estimulam essa prática de união e fé. A cada ano, a novena tem um tema diferente: “Todos os temas são ensinamentos, que nos fazem crescer na espiritualidade e melhoram a convivência na comunidade. A palavra é o verdadeiro mistério de nossa vida e razão de nossa existência”, explicam. Neste ano, o tema é: “Eu creio em Deus Uno e Trino”, representando por Pai, Filho e Espírito Santo.

Dona Isa e dona Maria consideram: “Somos feitos à imagem e semelhança de Deus e, por isso, temos de ser fiéis e não podemos vacilar. Uma vez batizados igualmente em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, temos que saber viver bem este sacramento, pois é ele que nos traz a santidade”, declaram. 

“Amor é a palavra central, que deve existir em nossas vidas, porque Jesus se entregou por amor a nós, os filhos de Deus. Nessa terra não existe nenhum ser humano que não seja filho de Deus”, concluem.

Tradição cristã

O boletim “Catedral Informa” cita: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18,20). 

Sabendo disso, muitas pessoas se reúnem para rezar em grupo com as mais diversas intenções. Uma das formas mais comuns de se rezar com outras pessoas é por meio das novenas. Existem diversos tipos de novenas, como a do Sagrado Coração de Jesus, de Nossa Senhora, em louvor aos Santos e a novena de Natal.

Nas de Natal, reza-se em família ou junto à comunidade, na espera e na busca pela comunhão e pela paz. São formas de se preparar o coração e nossa alma. Uma novena feita com devoção, de acordo com a crença dos católicos, ajuda os fiéis em sua conversão pessoal e na transformação de atitudes.

As novenas surgiram como forma de “re­petir” o período de nove dias entre a As­cen­são de Jesus ao Céu e a Descida do Espírito San­­­to. Em oração, a comunidade cristã ficou reunida em torno de Maria, de algumas mu­lheres e dos apóstolos. Foi a primeira novena cristã. Saiba algumas dicas para a boa organização das novenas:

1) O coordenador da novena organiza o seu grupo combinando local e hora dos encontros;   
2) O coordenador deve preparar com antecedência as reuniões, observando os textos atento às orientações, sugestões, leituras e cantos;
3) É importante preparar bem o ambiente, utilizando-se de símbolos, criando um clima de acolhida e de oração;
4) Deve-se preparar os participantes para algum gesto de solidariedade;   
5) Crianças e jovens também devem participar das orações;
6) Para o último dia da novena pode-se combinar uma confraternização.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura