O que é religião em África? Identidade, pertença e prática ritual


Integrado no Ciclo Yorùbá e de Todas as Áfricas

Reconhecendo o sentido africano que pauta as atividades da Universidade Lusófona, por sua própria componente lusófona, a licenciatura de Ciência das Religiões propõe-se a realizar um ciclo sobre os Yorùbás da Nigéria, cujas tradições chegaram ao Brasil e a Cuba e deram origem a identidades culturais específicas (clusters identitários), tendo hoje milhões de pessoas devotas das suas fórmulas religiosas.

O presente evento para além de proporcionar uma mostra da identidade africana Yorùbá, através de diversas iniciativas (Fotografia, apresentação de um livro, capoeira, entre outras), propõe-se a refletir sobre o fenómeno religioso africano nas suas dimensões próprias, nomeadamente com o Colóquio:

“O que é religião em África? Identidade, pertença e prática ritual.”

Chamada de Comunicações: No âmbito do Ciclo Yorùbá e de Todas as Áfricas pretende-se debater o que constitui uma religião africana, nas suas dimensões próprias, a fim de se constituir um novo campo de abordagem ao tema. De postura multidisciplinar, o colóquio “O que é religião em África? Identidade, pertença e prática ritual.”, encontra-se em aberto.

As propostas deverão ser enviadas até dia 15 de Janeiro de 2013, para o email cicloyoruba@gmail.com, com título, resumo com 200 palavras e 5 palavras-chave, para além do nome, grau académico e filiação institucional.

Mais informação: 

https://www.facebook.com/cicloyoruba e http://cicloyoruba.blogspot.pt/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura