Pintura restaurada de Vermeer compõe mostra de uma obra só no Masp a partir de quarta – Por Roseane Aguirra

"Mulher de azul lendo uma carta" (1663-1665) acaba de ser restaurada e ganha uma exposição dedicada só para ela no Masp. 

Esta é a primeira vez que uma obra do pintor holandês Johannes Vermeer visita o Brasil.

Originária do Rijksmuseum, em Amsterdã, a obra faz uma turnê internacional por três cidades para anunciar a reabertura do museu, que por dez anos esteve parcialmente fechado para reformas.

Antes de São Paulo, "Mulher de azul lendo uma carta" passou pelo Museu de Arte da China, em Xangai, e daqui segue para o Getty Museum, em Los Angeles. E em abril de 2013 estará de volta a Amsterdã, para a reabertura do museu.

A escolha do Masp para a exposição de Vermeer se deu pela conexão do museu com a Holanda, segundo afirmou Pieter Roeflf, curador de pintura do século 17 do Rijksmuseum, em coletiva nesta terça. O Masp possui em seu acervo fixo cinco obras de Van Gogh.

Roeflf também explicou a importância da obra ter uma exposição dedicada só para ela. "Às vezes você precisa de uma relação de um pra um, só a obra e o espectador, para ver o verdadeiro trabalho de arte". Ocupando quatro salas, a mostra expõe a pintura em uma delas e descreve detalhes da restauração nas outras três, com textos e imagens do processo.

Restauração

O processo de restauração durou dois anos. No primeiro, foram feitos estudos da imagem acerca dos pontos que identificavam o artista e das alterações que a pintura sofreu, algumas feitas pelo próprio Vermeer. No segundo ano, foram feitos os reparos. Técnicas como a radiografia e uso de aparelho com infravermelho fizeram parte da restauração e estão detalhadas na exposição. 

Após o restauro, detalhes como os botões das cadeiras, a luz vinda da esquerda e a técnica de tom sobre tom entre o rosto da mulher e o mapa da Holanda ao fundo ficaram mais visíveis. Vermeer viveu na Holanda no século 17 e é tido como um dos principais nomes da história da arte do país, ao lado de Bosch, Rembrandt, Hals e Van Gogh. "Mulher de azul lendo uma carta" é uma de suas 36 obras com autoria reconhecida.

Serviço

Mulher de azul lendo uma carta - Johannes Vermeer

Quando: de 12 de dezembro a 10 de fevereiro de 2013

Onde: 1º andar do MASP – Av. Paulista, 1578, próximo a estação do metrô Trianon-MASP
Visitas guiadas: O MASP tem um programa educativo elaborado para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 32515644, ramal 2112.

Mais informações: www.masp.art.br ou (11) 32515644


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura