Lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim atrai dezenas de pessoas


O ritual do Candomblé acontece há onze anos em Maceió. Faixas e cânticos pediam paz e tolerância entre as religiões.

Adeptos de religiões de matriz africana realizaram na tarde do domingo (6) a lavagem da escadaria da Igreja do Senhor do Bonfim, no bairro do Poço. O ritual acontece em Maceió há onze anos e é organizado pelo Núcleo de Cultura Afro Brasileira Iyá Ogun-té.

O cortejo saiu da rua São João, no Jacintinho, com dança, cânticos e faixas pedindo paz e tolerância entre as religiões. Em frente a igreja, que estava fechada, houve apresentação de afoxé.

Em seguida aconteceu a tradicional lavagem da escadaria com água, perfume e flores trazidas em jarros bracos pelos filhos de santo. Também foram soltas pombas brancas para simbolizar a paz.

“É um momento especial que remete ao sincretismo religioso tão marcante no Brasil entre a religião Católica e o Candomblé. É um ato que pede paz, tolerância e, principalmente, o amor ao próximo”, disse Pai Célio, responsável por trazer a tradição da lavagem para Maceió.

A lavagem atraiu centenas de  curiosos. Dona Maria de Jesus, diz que é católica fervorosa, mas respeita outras manifestações religiosas. “É um cena bonita e eles estão pedindo paz e amor. Isso é o mais importante”.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura