Nota de Falecimento - Historiadora Vera Regina Beltrão Marques


Com grande tristeza e pesar comunicamos o falecimento da querida amiga e historiadora Vera Regina Beltrão Marques.
Segue a nota preparada pela SBHC (Sociedade Brasileira de História da Ciência), como homenagem.

"Com grande pesar, a SBHC comunica o falecimento da historiadora Dra. Vera Regina Beltrão Marques, professora aposentada da UFPR em 11 de janeiro de 2013. A SBHC solidariza-se com os familiares e amigos pela perda que nos deixa a todos tristes e empobrecidos.

Vera produziu dois livros muito importantes para área da história da saúde – A Medicalização da Raça: Médicos, Educadores e Discurso Eugênico e Natureza em Boiões - Medicinas e Boticários no Brasil Setecentista -, pioneiros em seus temas, abrindo um leque de questões para outros pesquisadores. Além disso, Vera foi co-organizadora de outras obras destacadas na área, autora de vários artigos em revistas especializadas e orientadora de doutores, mestres e graduandos. Embora aposentada, Vera continuava na vida acadêmica trabalhando em projetos junto com diferentes pesquisadores, atualmente realizava trabalho com pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz, trabalhando no livro História da saúde no Paraná: instituições e patrimônio arquitetônico (1858-1958), que será publicado em breve pela Editora da UFPR.

Vera começou sua carreira acadêmica na área da saúde, graduando-se em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1976 e especializando-se em Saúde Pública, Planejamento de Saúde e Desenvolvimento de Recursos Humanos. No final dos anos 1980, direcionou seu interesse para a história da saúde defendendo sua dissertação de mestrado (em educação) e sua tese de doutorado (em História) na UNICAMP, onde também realizou o seu pós-doutorado.

Como atestam aqueles que tiveram o prazer de conviver com ela, Vera destacava-se por sua doçura, bom-humor e, sobretudo, generosidade. Vera Regina Beltrão Marques faleceu no último dia 11 de janeiro em Curitiba onde morava e deixa seu marido, Wilson, e amigos desolados. Ao encaminhar esta notícia a SBHC espera afirmar nossa solidariedade à família e reconhecimento ao trabalho e á memória de tão estimada colega."

Fonte: ANPUH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura