Obra de artista chinês é exposta em Mogi das Cruzes/SP– Por Mariana Nepomuceno


Depois de obras de Alfredo Volpi, Kazuo Wakabayashi e Manabu Mabe, o Centro de Aprimoramento da Igreja Messiânica Mundial, em Mogi das Cruzes, expõe uma gravura de Shen Teh Chi. 

O artista plástico chinês que viveu no Brasil durante 30 anos até a sua morte em 1988 é conhecido por sua dedicação tanto à arte oriental como ocidental.

A peça intitulada: “Folhas de Maple no Outono” traz desenhos de árvores feitos a partir da técnica chinesa sumiê. A obra que mede 1,35  metro de altura por 66 centímetros de largura pode ser vista até fevereiro quando se encerra a mostra.

O artista, por uma coincidência tem ligação com Mogi das Cruzes. Isso porque era um admirador das obras de Dai Chien, considerado o ‘Picasso chinês’,  que viveu na Cidade até a década de 70. O ‘mestre’ até hoje tem peças valiosas disputadas em leilões pelo mundo.

Shen, seu discípulo, nasceu em 1911 e seu interesse pela arte começou ainda na infância, porém não pôde se dedicar a atividade como gostaria, pois precisou ajudar a família nos negócios. Em 1957 veio para o Brasil e fixou residência em São Paulo, onde estreitou o contato com Dai Chien. Até a sua morte sempre procurou difundir e inovar a arte oriental e ocidental.

A vinda desta obra para Mogi das Cruzes é uma iniciativa da Fundação Mokiti Okada que promove mostras itinerantes a cada três meses. Por isso a ideia é de que outras peças sejam expostas no local durante o ano. Por enquanto, os organizadores ainda não sabem qual será a próxima peça a ser exposta no Centro de Aprimoramento.

Ainda, de acordo com a organização, o objetivo destas exposições  é mostrar que por meio da arte é possível traduzir a sensibilidade e espiritualidade, filosofia pregada por Mokiti Okada que criou a Fundação.

Inclusive, no Centro de Aprimoramento o público também confere diversas fotos de diferentes momentos da vida de Mokiti Okada. Isso sem contar outras ações promovidas pelo espaço como oficinas e exposições de Ikebanas (arranjos de flores). 

Os interessados em visitar o espaço podem comparecer a partir das 14 horas. O endereço é Rua Presidente Campos Salles, 1133, Centro. 

Também é possível agendar visitação pelo telefone 4735-2060. A entrada é gratuita. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura