Parcerias humanizam e promovem responsabilidade social no Hospital Geral do Estado


Cuidar é uma atitude que não se limita a um mero momento de zelo ou atenção. Tem a ver com responsabilizar-se. 

O Hospital Geral do Estado (HGE) tem buscado alinhar diretrizes de gestão moderna e atual a projetos de responsabilidade social, favorecendo, desta forma, seus pacientes, acompanhantes e profissionais, e refletindo também na sociedade.

O projeto de capelania, por exemplo, proporciona apoio espiritual e emocional a profissionais e acompanhantes dos pacientes internados na unidade hospitalar.

“As ações trazem apoio espiritual e têm se mostrado um ponto fundamental na recuperação de muitos, além de servir para o conforto espiritual de todos. Contamos com a parceria da igreja católica e de evangélicos, realizando o projeto no hospital”, enfatizou Vera Calado, técnica de Recursos Humanos e uma das responsáveis pelo projeto.

Em outra vertente e ao som de músicas infantis, muita brincadeira e descontração, as crianças internadas participam regularmente de ações desenvolvidas pelos alunos do projeto Resgatar. Parceria entre o HGE, através do Centro de Estudos Prof. Rodrigo Ramalho, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através da Faculdade de Medicina (Famed) e o Núcleo de Saúde Pública, o projeto funciona na pediatria e no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e vem dando certo.

Os alunos desenvolvem estratégias de promoção à saúde por meio de atividades educativas. O Resgatar orienta pacientes e acompanhantes a respeito de cuidados essenciais à saúde, realizando atividades na instituição desde outubro de 2009.

A coordenadora do projeto, professora da Ufal e também nutricionista do HGE, Maria Edna Bezerra, contou que as crianças assimilam as informações repassadas e aplicam em seu dia a dia de internamento. “É maravilhoso passar e vê-las lavando as mãos antes das refeições ou cantando algumas das músicas que ensinamos”.

Outra parceria do hospital acontece com o Sorriso de Plantão, projeto de extensão da Ufal em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Atuando há 10 anos, o grupo realiza suas atividades todos os sábados. O projeto foi concebido no Hospital Universitário (HU), sendo expandido para o HGE em 2009 e, em 2012, para os hospitais Hélvio Auto e Chama (em Arapiraca).

Pautado na risoterapia, método terapêutico que agrega inúmeros e variados benefícios à saúde, o Sorriso de Plantão é formado por cerca de 90 universitários, de várias instituições de ensino que, voluntariamente, buscam amenizar o sofrimento das crianças internadas, por acreditar que assim é possível reduzir o tempo de internação e, principalmente, sutilizar os traumas hospitalares.

“O cuidado surge quando a vida de alguém se torna importante para nós. Optamos, então, por participar de seus sofrimentos, de sua vida. Saímos de nós mesmos e centramos no outro, num clima de disponibilidade, solicitude e empatia”, enfatizou Verônica Omena, diretora do HGE.

Campanhas

Outras ações são destinadas a acompanhantes e pacientes na unidade hospitalar, como a programação da Semana da Saúde, que inclui palestras educativas, coleta de sangue e aferição de pressão arterial, e as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul do Ministério da Saúde, sobre câncer de mama e de próstata.

Além disto, o Serviço de Gestão de Pessoas (SGP-HGE) sobrepuja projetos destinados aos profissionais, como a Roda de Repasse,encontros em que os participantes de cursos e congressos realizam palestras para repassar as informações adquiridas; e a realização de exames periódicos dos profissionais, que contribuem para prevenir os riscos ocupacionais e garantir a promoção da saúde dos trabalhadores.

“O hospital preocupa-se com a qualidade de vida de seus profissionais também, por isso os projetos são minuciosamente analisados por técnicos especializados na área de gestão de pessoas e valorização do servidor. Eles aliam o bem estar do profissional e, consequentemente, a maior qualidade da assistência dos pacientes”, finalizou Quitéria Amâncio, coordenadora do SGP-HGE.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura