Devotos organizam últimos detalhes para as festas de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes - Por Diego Queijo


Em baixo do forte sol, Neivonir Rodrigues mergulha um pincel no balde de tinta laranja e pinta cuidadosamente parte da borda do barco. 

A cor sobre a madeira é intensa e chama a atenção entre tantos outros barcos na Colônia Z-3, em Pelotas. “Tem que ficar bonito para a festa”, afirma orgulhoso sobre a tinta fresca. As tradicionais festas pelo dia de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes são sinônimos de mobilização popular. 

A data é comemorada neste sábado (2), mas na sexta já começam as festividades.

No Balneário dos Prazeres a Federação Sul-riograndense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros realiza a 55ª Festa de Iemanjá. Na Colônia Z-3 e na praia do Laranjal a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que está em sua 82ª edição, é realizada pela Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e Diocese de Pelotas.

Em frente ao Santuário da Mãe dos Navegantes, na Colônia Z-3, os últimos ajustes giram em torno da montagem dos toldos e das pequenas bandeiras. Nos fundos do santuário, os preparativos para o banquete e os bailes correm a todo vapor. 

As professoras da Escola Municipal Almirante Raphael Brusque, Laci dos Santos e Liselma Pontes, são duas das cerca de 40 mulheres da comunidade que trabalham nos preparativos da festa. 

“A partir de agora, só vamos sair daqui no domingo”, afirma Liselma. “As duas festas são importantíssimas pela questão da cultura”, diz Laci.

Levando as redes para o barco, o pescador Emerson da Silva confia nas comemorações e diz que só começa a pescar depois das festividades. “Religião cada um tem a sua, eu vou esperar pela tradição e pela minha crença”, conclui.

Programação da 55ª Festa de Iemanjá:

Sexta:
20h 30min - Saída da sede da federação (rua Xavier Ferreira, 1.000) em carreata com a imagem, até o Balneário dos Prazeres;
21h - Apresentação do grupo Afropel;
22h 30min - Recepção da imagem de Iemanjá, execução do Hino Nacional, Hino da Umbanda, pronunciamento do presidente do conselho executivo Joab Bohns e prece de abertura com homenagens. A festa contará com a presença do prefeito Eduardo Leite.

Sábado:
16h - Encontro da imagem de Mãe Iemanjá com Nossa Senhora dos Navegantes, nas águas da Lagoa dos Patos.
18h - Entrega das oferendas e encerramento.

Programação da 82² Festa de Nossa Senhora dos Navegantes:

Sexta:
19h - Saída da procissão luminosa com imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, do Camping Municipal até o Santuário na Colônia Z-3, conduzida pelo padre Cláudio de Jesus;
24h - Baile no Salão Paroquial com animação da Banda Longa-Metragem.

Sábado:
8h30 - Procissão motorizada, saindo da Igreja Sagrado Coração de Jesus (Porto), até a Colônia Z-3;
10h - Missa festiva no Santuário da Mãe dos Navegantes, na Colônia Z-3, proferida pelo arcebispo dom Jacinto Bergman;
12h - Almoço com frutos do mar, galeto, saladas, doces, bebidas, no Salão Comunitário e praça de alimentação;
15h - Saída da procissão lacustre com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes até o Laranjal e Cais do Porto;
18h - Retorno da imagem ao santuário na Colônia Z-3;
23h - Baile de encerramento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura