Vida privada em pauta


A Revista de História da Biblioteca Nacional realiza no dia 19 de fevereiro seu primeiro debate Biblioteca Fazendo História de 2013. Com o tema:

 “Intimidade: Vida Privada no Império”

o evento contará com a participação de Mariana Muaze, professora e historiadora da UNI-Rio, e Roberto Guedes Ferreira, professor e historiador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 



Os palestrantes discutirão os detalhes da intimidade dos brasileiros e as mudanças que o conceito de privacidade sofreu durante o século XIX. O BFH vai abordar ainda a formação das famílias no Império, muitas vezes sendo tratadas como um negócio e indo além das relações biológicas.

O evento integra a programação da série de debates Biblioteca Fazendo História, que acontece uma vez por mês no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares. O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br e pelo twitter da revista (@rhbn).

Os palestrantes

Mariana Muaze é historiadora e também professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio). Roberto Guedes Ferreira atua como historiador e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Marcello Scarrone, pesquisador da Revista de História da Biblioteca Nacional, será o mediador do debate.

O evento

Biblioteca Fazendo História é uma série de debates mensal realizada pela Revista de História da Biblioteca Nacional, cujo objetivo é discutir temas relevantes da História do Brasil abordados em cada edição da revista.

Serviço

Biblioteca Fazendo História. Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). Dia 19 de fevereiro, às 16h. Informações: (21) 2220-4300, ramal 215. Inscrições no próprio local. Entrada franca, com direito a certificado de participação.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura