A força da fé e as suas várias manifestações através da religião


O poder da fé e suas várias manifestações, é isso que também mostra o programa: 

Nos Passos da Fé 

exibido na sexta-feira (29) na TV ClubeCasos de superação e mudança de vida pela fé, assim como evangélicos, espíritas, judeus, budistas e umbandistas encaram os desígnios do sagrado.

Para os evangélicos amor e fé são sentimentos que existem simultaneamente. É o amor do ser humano pelo autor da vida que produz a fé. Ainda que a dor machuque e o sofrimento se faça presente, surge uma nova luz de esperança de consolo. Para eles é a fé que salva e o amor que consola.

A ex-presidiária Marluce Almeida é hoje seguidora da igreja Assembleia de Deus na cidade Oeiras, no Sul do Piauí, onde comanda uma congregação com 60 pessoas. Do passado turbulento ficaram um olho cego e muitas lições que agora ela faz questão de contar aos irmãos da igreja como prova de superação.

“A palavra de Deus faz o milagre em nossas vidas. Quando nós damos crédito, não importa o pecado. Foi pelos pecadores que Jesus veio. Deus enviou o seu filho único para que todo aquele que nele creia não pereça e tenha vida eterna”, opina.

Diêgo Veloso também tem um passado turbulento. Foi ainda na adolescência que conheceu as drogas, o mundo do crime e também foi preso. “Muitos dizem que é um caminho sem volta, mas eu conheço um caminho que pode dar a volta que é justamente a palavra de Deus”, afirma.

Hoje aos 29 anos é vice-diretor de uma entidade de recuperação de drogas mantida por sua igreja. “Às vezes nós pensamos que precisamos de algo material ao nosso lado, mas a cura para droga é uma cura interior”.

Esses são alguns casos que mostram a força da igreja da Assembleia de Deus, que hoje é o maior seguimento evangélico do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E com 12 milhões de fiéis, a religião é a maior em número de seguidores do Brasil.

Um outro segmento da religião evangélica leva a igreja até a casa do Fiel. A Água de Restauração é uma igreja nova criada há apenas dois anos em Teresina e possui pouco mais de 200 seguidores na capital e em outras quatro congregações espalhadas no interior do Piauí.

Apesar de realizar cultos de celebração na sede da igreja, o ponto alto são os encontros nas residências, que tem o propósito de evangelizar e consolidar a fé. “Muitas outras denominações evangélicas hoje se reúnem em casas para poderem expressar a sua fé e os seus relacionamentos com os irmãos”, conta o pastor Marcelo Sampaio.

Na igreja, a maioria dos fiéis tem em comum o passado de conflitos seja pessoal ou com a família.  O pastor Marcelo conta que dos 10 aos 18 anos foi usuário de drogas e chegou até a ser preso. Foi levado para uma clínica de recuperação e, na busca pela libertação do vício, afirma ter tido um encontro com Deus.

“Eu sei do conflito existencial, eu sei como eu vivia quando Deus me encontrou. Quem estava cego e agora vê, quem estava morto e agora vive, quem estava perdido e foi achado. Alguém que encontrou o remédio  para o problema da humanidade não vai ficar calado, ele quer compartilhar”, diz.

Perdas e a fé

A vida traz muitas vezes obstáculos previsíveis e mesmo dores inevitáveis. O fim da existência é o fenômeno mais angustiante do homem. A fé é um dos caminhos que mostra como vencer a dor da morte, entender esse momento e superar a dor de perder alguém tão amado.

Mãe, pai, irmã e o vazio na casa e no coração. Faltam duas pessoas. Dona Rosário e seu Alberto perderam há mais de um ano, em um acidente de carro, os dois filhos Bruno e Ciro. 

“Meus meninos eram um exemplo de bondade”, descreve pesaroso Luis Andrade. “É uma ferida que não vai cicatrizar nunca. Uma parte do meu coração que partiu”, diz dona Rosário Andrade.

Para aliviar esse sentimento, Luciana Andrade, irmã dos jovens, procurou conforto no espiritismo. Em uma casa espírita, diz ela, recebeu uma carta de seus irmãos psicografada por um médium. 

“Eles falaram que a vida continua, que estava sendo muito difícil para eles também, que Deus tem misericórdia e que Ele nos daria força para nós e para eles continuarem”, relata.

A certeza de um encontro em outras vida, a reencarnação, princípio do espiritismo, faz com que a esperança esteja presente entre a família. “Acredito muito que um dia a gente vai se reencontrar. Não acredito que eles não partiram sem um motivo, sem uma missão que eles ainda irão cumprir”, afirma Luciana.


A fé é um sentimento entendido e explicado de diversas formas. Os judeus acreditam que a fé está na crença da força que rege o universo, ensinamentos descritos na Torá, um dos livros sagrados do Judaísmo. Para os cristãos, é o antigo testamento.

Francisco Severo se dedica ao aprendizado do Judaísmo há cinco anos, processo de conversão que ainda não acabou. Segundo ele, tanto empenho é explicado pela fé e pela busca incessante da paz de espírito. 

“Essa a força maior que rege todo o universo, não apenas o planeta terra, chama-se o criador do Rei e soberano dos mundos”.

O sentimento de fé se manifesta também entre os budistas. É na meditação que os praticantes do budismo fortalecem a fé do espírito. Eles seguem os ensinamentos de Buda, referência maior da religião que prega a descoberta de si mesmo por meio da força do pensamento. 

“Quando você observa os pensamentos, o silenciar da mente, você solta o pensamento e começa a ganhar liberdade em relação as coisas que acontecem na mente”, conta Paulo de Tarso.

Paulo, que estuda o budismo há quinze anos, conheceu outras crenças e religiões antes de chegar aos seguidores de Buda. A fé nos ensinamentos budistas o fizeram ver a vida por outros caminhos. “O budismo me procura, é uma procura para dentro”, explica.

A Casa de Aruanda, centro de referência para a prática da Umbanda em Teresina, recebe muitas pessoas que estão em busca de conselhos espirituais. Mãe Carminha é quem comanda a sessão cercada misticismo que, com o auxilio dos orixás, oferece ajuda para quem procura e precisa. A mãe de santo faz questão de desfazer a imagem construída em torno dos rituais africanos.

“Dizem que é só magia, trabalho feito em encruzilhada, que é só matança de galinha, separar marido e mulher. Na realidade a verdadeira Umbanda não é isso”, diz.

Mãe Carminha buscou na fé um sentimento para ajudar as pessoas. Segundo ela, a caridade e o aconselhamento são algumas das referencias da Umbanda e é assim que muitos seguidores descrevem a opção por essa prática religiosa. 

“Eu vim aqui pela fé, a fé que tenho em Deus, em Jesus Cristo e nossa mãe Maria de Nazaré. Além disso, tenho fé em todos os guias dessa casa”, conta a umbandista Liana Mendes.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura